Depois de 23 anos de magistério
tive a oportunidade de agregar a minha formação os ensinamentos de Charlot.
Vygotsky e Ausubel.
O mais interessante é que sempre
busquei respostas e alternativas para desempenhar o meu papel na educação. Afinal, ser professor de Matemática, parece que o desafio é maior.
A caminhada pela educação básica me
proporcionou que, em conjunto com meus alunos, pudesse aprender como mobilizá-los para compreender esta
segunda língua que é a matemática.
Atualmente, com meus alunos da
engenharia, consigo aplicar projetos alternativos que visam auxiliar àqueles que não aprenderam a matemática
básica e com isso fracassam na
disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1.
A partir dos ensinamentos de Charlot passei a ter clareza que os verbos que fazem parte de minha vida de
educador devem ser ampliados, pois além de ensinar, de aprender, de mediar, de construir, tenho que
mobilizar.
Devo fazer que meus alunos tenham sede pelo saber desta disciplina e assim o fracasso escolar (Charlot) que
a envolve possa ser transposto para o patamar da socialização do conhecimento (Vygotsky) e como consequência os mesmos consigam obliterar o
conhecimento matemático e atingir a aprendizagem
significativa (Ausubel).
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