LIVRO relaciona Semiótica peirciana e Educação Física infantil.
"No momento em que a
Educação Infantil repensa a si própria, este livro questiona a visão 'adultocêntrica' das instituições educativas
para a infância, que pré-determinam significados para a vida das crianças, sem
antes perguntar: 'quem são e como elas são'? Ao
contrário, a autora propõe que
sejam espaços privilegiados para a manifestação de
sentimentos e emoções que ocorrem na profundidade de nosso ser, e que
são ocultados pela carapaça instituida por uma sociedade cada vez mais egoista
e violenta. Repensar este 'mal estar da sociedade' é pensar nas crianças,
conhecê-las, e isto significa, principalmente, entender sua linguagem: corpo e
movimento. Ao fazer dialogar a Pedagogia, a Sociologia da Infância, a
Fenomenologia e a Semiótica, caminha em direção a uma Educação (Física)
Infantil que valorize o direito e liberdade das crianças de brincarem, de
criarem, de atribuirem sentidos às suas ações a partir dos próprios desejos,
singularidades e modo próprio de ser, fundados na imaginação, na fantasia e no
Se-Movimentar livre e espontâneo, base das relações comunicativas com os outros
e com o mundo."
Educação (Física) Infantil: a Experiência do Se-Movimentar, de Eliane Gomes-da-Silva, Editora Unijuí, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.