GRUPO 6: Ana Cristina da Silva Ambrosio, Daniela Miranda Fernandes Santos, Danilo Trombetta Neves, Mayara Pierre Prado e Néryla Vayne Justino Alves.
TEXTO: BROENS, M. C.; ANDRADE, F. C. A noção de fluxo contínuo da experiência: contribuições de Dewey para a ciência cognitiva.
- A tradição nacionalista ocidental firmou uma sólida tradição ontológica dualista (mente e corpo).
- O pragmatismo criticou o dualismo substancial e representacional.
- Dewey defende a continuidade da experiência que associa conhecimento científico e conhecimento comum.
- A experiência é dinâmica e possui dois aspectos: ela é ativa enquanto tentativa de experimentação e ela é passiva quando recebe as consequências de uma atividade.
- A experiência não é primariamente cognitiva, mas adquire essa feição na medida em que seja cumulativa.
- Conhecimento implica mudança de hábitos.
- A continuidade da experiência permite previsão e também um constante processo de aperfeiçoamento.
- Hábito desvinculado do conhecimento é habilidade e, dessa forma, não produz conhecimento, é apenas repetição semelhante de situações.
- Hábito com conhecimento, através da experiência, permite adaptações a novas realidades.
- Nessa perspectiva, Dewey critica a doutrina dualista que valoriza a mente em detrimento do corpo e propõe que a experiência seja entendida como um fluxo contínuo.
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