John
Dewey é reconhecido como um dos fundadores da escola filosófica de Pragmatismo
(juntamente com Charles Sanders Peirce e William James). Para Dewey era de suma
importância que a educação não se restringisse ao ensino do conhecimento como
algo acabado – mas que o saber, o conhecimento, as habilidades e possibilidades
que os alunos adquirissem pudessem ser integradas à sua vida como cidadão,
pessoa, ser humano. Dewey acreditava que a educação não deveria ser apreciada
apenas com o ensino escolar e aquisição com disciplinas acadêmicas, mas como
parte da própria vida. Na sua visão pragmática Dewey considerava que a educação
não poderia ser apenas tratada como uma preparação, mas sim como uma parte
relevante da vida.
Segundo
Dewey, a educação tem uma tarefa mais ampla que um mero desenvolvimento dos
indivíduos, pois acreditava no poder da educação como um instrumento de
reconstrução da sociedade. Por isso defendia a implantação de um eficiente
sistema de ensino público, que pudesse transformar a escola numa espécie de
sociedade em miniatura, considerando que a escola, possibilitaria aos alunos
tornarem-se capazes de dirigir sua vida social e individual. Pois este é o modo
pelo qual se alcança a democracia. Afinal a educação para o crescimento vem
junto com a educação para a sociedade democrática.Dewey
defendia a democracia no sentido que todas as pessoas tivessem uma
vida mais justa em oportunidades e participação.
Nesse sentido, acreditava que
a educação necessitaria ser o meio para ajudar na educação social. Para ele o
método de educação se constituía em ser: ativo, experimental, flexível,
integrador da teoria/prática, aberto, dinâmico, lúdico, diversificado, e que
valorizasse os interesses e as curiosidades dos alunos, entre outros.
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