A pesquisa-ação como instrumento de pesquisa
De acordo com os
encaminhamentos da disciplina “Entre os saberes e aprenderes” fomos levados a
pensar um pouquinho acerca da pesquisa-ação. Para isso, escolhemos a tese de
Maria Teresa Viana Van Acker, intitulada “A reflexão e a prática docente:
considerações a partir de uma pesquisa-ação” (2008). Faço então alguns
apontamentos.
Inicialmente, a autora
estabelece como objetivo de seu trabalho uma reflexão sobre as vivências dos
professores em sala de aula e escola, com vistas a proporcionar a eles um conhecimento de suas
próprias práticas em benefício do maior comprometimento profissional e com
efeitos sobre a autorização que reconhecem ter. De outra forma, a autora propõe aos
participantes uma reflexão sobre sua própria prática, com vistas a mudanças e
possíveis reorganizações.
Sendo assim, percebemos
a pesquisa-ação como uma técnica de pesquisa na qual pesquisador e pesquisados
estão envolvidos em um clima de pesquisa que “se mistura”, que não estabelece
lugares distintos a cada um, mas onde estes buscam, juntos, algo em comum.
Assim fez a autora em
seu trabalho e, acredito eu, se torna necessário fazermos em nossas pesquisas,
sejam acadêmicas ou não: dar protagonismo aos sujeitos envolvidos, ir a campo
não apenas para “levantar dados”, mas para conhecer de fato o local pesquisado,
seu contexto, os sujeitos que ali estão. Penso que não precisamos,
necessariamente, adotar a pesquisa-ação como técnica de pesquisa para que isso
ocorra; um clima agradável, amistoso de pesquisa contribuiu, e muito, para o seu andamento.
Infelizmente, tal
envolvimento, muitas vezes, é algo pouco valorizado, tanto por pesquisadores
que desejam terminar logo suas pesquisas e obter seus diplomas, como pelos
participantes, que buscam responder a elee sem uma reflexão acerca do que lhes é
sugerido, ou seja, sem uma mudança significativa, sem um envolvimento de ambas as partes.
No final de sua pesquisa,
Maria Teresa percebeu o envolvimento dos participantes e os benefícios de seu estudo
para a mudança em suas práticas docentes, objetivo esse proposto pela autora
inicialmente.
Referências:
VAN ACKER, M. T. V. A reflexão e a prática docente: considerações a partir de uma pesquisa-ação. 2008. 249 p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, 2008.
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