Olá pessoal!
Me lembro que
no primeiro dia de aula da disciplina “Entre os Saberes docentes e os
aprenderes discentes, questões teóricas e metodológicas”, o professor Mauro nos
disse que de acordo com
Santaella (1983), a semiótica tem por objetivo todas as linguagens possíveis e
que as imagens auxiliam na explicação das ideias, pois muitas vezes somente as
palavras não dão conta. Então, pensando nisso, elaborei uma imagem com palavras
para expressar um pouco do que entendi até o momento sobre a aprendizagem na
vertente da semiótica.
Como
professora, formada em pedagogia, e ainda estudante da área da educação, a
aprendizagem é me chama a atenção, portanto, que gosto de estudar. Talvez seja
por isso que essa discussão tenha tido significado pra mim e por isso, tenha
resolvido compartilhar com vocês...
Mas,
torna-se importe ressaltar que Peirce não fala sobre educação, a
"ponte" entre a educação e a semiótica foi feita por Dewey!
Como
iniciei uma reflexão sobre aprendizagem significativa, mesmo que sem querer,
vou colocar uma breve “explicação” sobre aprendizagem significativa, defendida
por Dewey.
Para
Dewey, a aprendizagem significativa ocorre quando o aprendiz é despertado, é incentivado
para a aprendizagem e este autor enfatiza em seus ensinamentos a importância do
ato de fazer, das atividades práticas, da junção entre teoria e prática, das
problematizações, do questionar a realidade e entendo que tudo isso se
relaciona diretamente com a maior parte das palavras da imagem acima, tais
como: ação, prática, intervir, método, conduta, entre outras.
Conforme
aponta Gomes da Silva, “a aprendizagem é uma nova possibilidade de ver e
intervir no mundo” e como precisamos de mudanças urgentes no mundo, que todos
nós possamos pensar em formas de intervenção na área da educação que sejam
capazes de mudar algumas condutas que vem sendo perpetuadas...
Obrigada!
Abraços e até sexta-feira!
Lívia Bardy
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.