A
construção e elaboração de um blog é um facilitador importante entre os
discursos presenciais e as possibilidades de expandi-los através do contato
mais aprofundado com outros conceitos, textos e autores, que talvez no ambiente
presencial não fossem evidenciados. Mas há considerações ao trabalho com o
blog, principalmente sua função perante a disciplina.
Encontrei outros blogs
interligados a disciplinas curriculares, grupos de pesquisa,
pesquisador/professor, de áreas diversas, e alguns que assim como o blog “Entre
os Saberes docentes e aprenderes discentes: questões teóricas e metodológicas”
trabalham ou trabalharam o tema semiótica a partir das concepções de Peirce. À
exemplo sito:
Semiótica Online, Cine Semiótica, Estudos e Semiótica, Estudos Peirceanos (do
Centro Internacional do Instituto Peirceano) e o The Peirce Blog.
Gomes (2005, p. 312)
sistematiza em duas categorias as utilizações potenciais dos blogs: “como
recurso e como estratégia pedagógica”, sendo considerado recurso quando
utilizado com a finalidade disponibilizar informação especializada ou por parte
do professor, e estratégia pedagógica quando assumem características de portfólio
digital, definido pelo autor como um espaço de “intercambio e colaboração, um espaço
de debate – role playing e um espaço
de interação”. (GOMES, 2005, p. 313). Um blog também pode movimentar entre
estas duas categorias, mas é indispensável que quando utilizado como ferramenta
que se delimitem objetivos claros para a utilização, para usuários e
moderadores, assim como possíveis regras de postagem e colaboração, para que
todas as ferramentas disponíveis da página de apresentação do blog sejam
utilizadas pelos integrantes do grupo (caso seja delimitado a um pequeno grupo
de pessoas) ou pelos possíveis agentes a interagir virtualmente comas
discussões e materiais.
Assim o autor
sistematiza a utilização do blog da seguinte maneira:
Com isso ao olhar nosso blog e as interações
percebemos que: há um grande numero de postagens
– devido ao grande número de alunos pertencentes a disciplinas - mas isso não
garante que aconteça interação entre os conteúdos, isto é, as postagens são
sobre a disciplina (as dificuldades/facilidades a cerca do conteúdo, síntese teoria,
aplicabilidade dos termos, discussão sobre autores, etc), mas pouco temos de interação entre leitor e as postagens, uma vez que é praticamente inexistente a
utilização da ferramenta comentário da
postagem entre os usuários.
Não descaracterizo aqui a importância e
o valor das postagens minhas e dos colegas, mas seria interessante que para uma
próxima disciplina alguns fatos fossem retomados e discutidos, como por
exemplo:
A organização do blog – Que tipo de
materiais serão publicados, artigos, textos, resenhas, opiniões, videos, etc. Um blog
pode apresentar subitens e assim organizar as postagens entre esses subitens,
através de uma coluna lateral ou superior, como na imagem abaixo:
Esses são exemplos de
layouts organizados com a divisão de tópicos/subitens que facilitam tanto a
intencionalidade do compositor do post, tanto a disponibilização dos materiais.
O interessante é que se a utilização de blog for uma atividade permanente em
outras versões da disciplina, o layout pode ser pré-definido com antecedência
para atender os objetivos para utilização dos materiais. Existem layouts
prontos e gratuitos disponíveis em diversos blogs (blogs de hospedagem) e em
sites variados.
Interatividade - Outra
ferramenta interessante é a utilização das redes sociais para a divulgação e
interação com o blog. Uma vez vinculados – Blog com rede sociais (facebook- Orkut-
twitter) – os usuários terão acesso as atualizações através de feed que avisa sempre que há uma nova
postagem. Isso favorece e colabora para a interação entre postagem/usuários, e
possibilita que discussões sejam fomentadas, assim como outros materiais
pertinentes a temática sejam incorporados a um mesmo post.
Materiais para suporte
das aulas – Muitas vezes os textos a serem utilizados nas aulas da disciplina
não poderão ser disponibilizados via blog (devido aos direitos do autor,
utilização de obras, texto não publicado, etc), para isso há possibilidade de
vincular páginas de download direto do blog. Por exemplo: O ícone Referências e
Calendário hiperlink a uma página de download com todos os textos em formato .rar
ou .zip. Sites como yousendit, 4shared, midiafire, fliserve, entre muitos
outros apresentam essa característica de arquivo virtual, e a maioria suporta
arquivos de até 1gb e são gratuitos.
Existem muito mais
possibilidades de interatividade para blogs, e essas foram as minhas
considerações a respeito da utilização dessa ferramenta. Nada impede que o blog
seja apenas um repositório, mas como existem mais maneiras de potencializar sua
utilização, talvez para as próximas versões da disciplina, seria interessante
rever alguns tópicos para potencializar a utilização desse recurso.
=]
Marcela Corrêa
Tinti
Referências
GOMES, M. J. Blogs: um
recurso e uma estratégia pedagógica, 2005. Disponível em:
<http://66.102.1.104/scholar?q=cache:a4Rr4ShQk8J:scholar.google.com/+o+que+%C3%A9+blog&hl=pt-BR>
Acesso em: 10 jun. 2009.
______. ; LOPES, A. M. Blogues
escolares: quando, como e porquê?, 2007. Disponível em<
http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6487/1/gomes2007.pdf>
Acesso em: 03 mar. 2010.
______. ; SILVA, A. R. A
blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da
arte, 2006. Disponível em:
<http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5674/1/16_maria_joao_gomes_e_ana_rita_silva_prisma.pdf>
Acesso em: 15 mar. 2010.
Blogs
http://semioticaonline.wordpress.com/ - Semiótica Online
http://cinesemiotica.wordpress.com/
- Cine Semiótica
http://semiotica-unicesp.blogspot.com.br/2011/02/revisao-semiotica-de-peirce.html
- Estudos e Semiótica
http://estudospeirceanos.wordpress.com/2012/11/20/grupo-de-estudos-sobre-semiotica-peirceana-da-universidade-federal-de-alfenas-unifal-mg/
- Estudos Peirceanos - Centro Internacional de Estudos Peirceanos
http://csp3.blogspot.com.br/ - The
Peirce Blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.