quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Leituras para a aula de 28/setembro


Segue a as leituras indicadas para a proxima aula, dia 28/09, como tema "Semiótica peirciana e Educação". Não se assustem! Só há dois textos mais longos, nos demais estão indicadas apenas algumas paginas. Há tbem uma resenha curta. Sugiro a ordem da leitura como apresentada, Faço um comentário geral sobre o que trata cada texto.

Vamos trabalhar estes textos em aula, em dinâmica de grupo.

SEMIÓTICA PEIRCIANA E EDUCAÇÃO:

1- SILVA, A. C. T. da. A perspectiva semiótica da educação. Revista Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 11, n.3, p.259-267, set-dez. 2008.
[LER A PARTIR DO ITEM "SEMIÓTICA E APRENDIZAGEM", p. 263 em diante]
Comentário: apresenta considerações mais gerais sobre as relações entre a semiótica peirciana, educação, ensino  e aprendizagem; a 1a parte deixa a desejar na explicação dos dos conceitos da semiótica peirciana, a 2a parte (p. 263 em diante) é boa.

 2- TURRISI, P. O papel do pragmatismo de Peirce na educação. Cognitio-Estudos: Revista de Filosofia, São Paulo, n. 3, nov 2002.
Comentário: apresenta sugestões para um a "educação pragmatista" a partir de Peirce, por contraste aos modelos de "instrução direta" e "construtivismo".

PRAGMATISMO DE JOHN DEWEY:

 3- CUNHA, M. V. da. Resenha do livro de Carlos O.F. Moreira: "Entre o indivíduo e a sociedade: um estudo da filosofia da educação de John Dewey" , Revista Brasileira de Educação, p. 161-163.
Comentário: descreve sucintamente as "fases" da obra de J. Dewey, destacando alguns de seus principais livros.

4- CUNHA, M. V. da. Três versões do pragmatismo deweyano no Brasil dos anos cinqüenta.  Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 39-55, jul./dez. 1999.
Comentário: descreve e analisa diferentes versões da apropriação da obra de J. Dewey no Brasil.

5- CARLESSO, D.; TOMAZETTI. John Dewey e a educação como “reconstrução da  experiência”: um possível diálogo com a educação contemporânea. Educação, Santa Maria, v. 34, n. 3, p. 573-590, set./dez. 2009.
[LER ATÉ PAG. 578]
Comentário: trata-se de pesquisa que entrevistou professoras sobre a "cultura experiencial do aluno no ambitente da escola". A 1a parte (até pag. 578) traz a noção de "experiência" em J.Dewey.

 6- BROENS, M.C.; ANDRADE, E.B.; PILAN, F.C. A noção de fluxo contínuo da experiência: contribuições de Dewey para a ciência cognitiva. Cognitio-Estudos: Revista Eletrônica de Filosofia, São Paulo, v.5, n. 1, p. 25-32, jan.-jun. 2008.
[LER ATÉ PAG. 28, ANTES DO ITEM "O PROJETO DE PESQUISA DA CIÊNCIA COGNITIVA]
Comentário: na 1 parte (até pag. 28) apresenta a noção de "experiência" em J. Dewey.

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