terça-feira, 16 de setembro de 2014

Reflexões: relação entre a disciplina e minha experiência no mestrado

Olá, pessoal.

Gostaria de contribuir com todos o pensamento crítico que fiz de minha dissertação de mestrado, ou seja, a minha experiência.
Durante um tempo busquei relacionar o que eu havia feito no mestrado, com a disciplina e não encontrava um elo de ligação. Pensava que meu trabalho não havia nada haver com o tema discutido e que seria impossível fazer uma relação entre os dois. No entanto, depois de um longo tempo refletindo e relembrando das aulas, consegui visualizar que ele tem sim, uma grande relação. Principalmente com o que fala Dewey, sobre experiência.
Primeiro devo explanar minha trajetória para ingressar no mestrado: durante algum tempo após de formada, postei aulas de Educação Física (minha primeira formação) voltadas para a Educação Especial no repositório do Portal do Professor. As aulas eram elaboradas por mim, que havia acabado de me formar, com a orientação de uma professora de faculdade, que analisava todas as aulas e as corrigia. Fiz isto, por pelo menos 1 ano, até começar efetivamente dar aulas, nas quais busquei colocar em prática a teoria que havia aprendido. No entanto, eu não tinha estudantes com deficiência e não consegui, de fato, saber se o que eu havia planejado estava coerente na prática, já que conhecia muito bem a teoria.
Neste período entrei no mestrado e minha proposta era exatamente esta, verificar se as aulas sugeridas no Portal do Professor estavam coerente com a prática do professor de Educação Física, auxiliado pelo professor da sala de recurso, uma vez que as aulas eram voltadas para a Educação Especial, e busquei colocá-las em prática.
Foi nesta ação que me deparei com o conteúdo da disciplina, principalmente na aula dada pela Prof. Eliane, em que ela faz menção das experiências: que devem ser testadas; que a teoria só faz sentido se há a experiência. Por isto, tive a necessidade da investigação para a dissertação.
Podemos dizer que entrei em “crise” e queria saber se a hipótese feita por mim estava correta, por isto, a inquietação em meu tema para o mestrado pois: eu tinha uma crença>> me surgiu uma dúvida>> coloquei-a em prática.
O processo percorrido por mim está dentro do que prega Pierce, o pragmatismo, a experiência com um resultado cognitivo, ou seja, a experiência que vai mudar minha postura. Após os resultados de minha pesquisa pude analisar diversas aulas planejadas por mim e assim refletir a melhoria das orientações.
Neste sentido, pude além de experienciar a teoria construída, pude analisá-la e mudar de postura, afinal estamos em um processo de aprendizagem e se faz necessária a mudança!

Beijos, espero ter contribuído.

Soellyn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.