sábado, 16 de agosto de 2014

A semiótica peirciana aplicada a uma peça publicitária

Olá pessoal,

Realizando pesquisas na internet, encontrei um artigo da USP sobre uma análise da semiótica peirciana aplicada ao anúncio da Associação Desportiva para Deficientes em comemoração aos jogos Parapanamericanos.  Segue abaixo:


A análise baseia-se nas premissas de Peirce para o entendimento semiótico de qualquer mensagem, textual ou não. Assim, mostra-se como a análise semiótica ultrapassa o habitual olhar superficial que temos em relação às mensagens publicitárias.

Trago aqui alguns dos elementos destacados na análise:

O caráter icônico (primeiridade) está presente nas cores verde, amarela e azul, estimulando nossos sentidos numa primeira percepção da mensagem. Representam ícones porque possuem semelhanças qualitativas com os referentes de cada interpretador. Há ainda outros ícones nas formas geométricas dispostas.

O mais perceptível elemento indicial (secundidade) está no arranjo das frações geométricas que indicam a formação de parte da bandeira nacional, é a insinuação da bandeira a partir de outras figuras que não são originalmente encontradas nela.
O que achei mais interessante foi outro elemento indicial: a sugestão de “uma rampa formada por linhas diagonais que transmitem a sensação de movimento e o realce de seu ponto mais alto através da colocação do elemento circular que quebra as linhas retas do restante da figura. Tais elementos podem parecer ocasionais a um olhar distraído, porém, se relacionarmos essa sugestão ao mote da peça – reconhecimento e louvor aos atletas deficientes – podemos entender a rampa como o caminho por eles percorrido para chegar ao lugar mais alto e importante – no caso dos jogos o podium – e ali serem prestigiados e diferenciados dos demais”.

O caráter simbólico (terceiridade) está presente na logomarca da ADD, pois é um signo elaborado, enraizado e legalizado socialmente, representando a associação.

A análise traz ainda aspectos interpretativos, como o emotivo, o reativo e o lógico, que complementam a análise.

Para ler mais a respeito: http://www.usp.br/anagrama/Garcia_Pierce.pdf 

Achei a análise bem interessante porque não tinha parado para pensar o quanto a semiótica peirceana e os anúncios publicitários podem ser relacionados.

Abraços
Paula


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