quarta-feira, 9 de julho de 2014

PESQUISA-AÇÃO NA PERSPECTIVA SEMIÓTICA DE PEIRCE: CONTRIBUIÇÕES DE ELIANE GOMES DA SILVA

Na aula do dia 11 de abril tivemos a oportunidade de conhecer Eliane Gomes da Silva e se apropriar um pouco do conhecimento produzido por ela, pesquisa resultante em tese de Doutorado. Nosso primeiro contato foi por meio da leitura do capítulo 2 de sua tese que trata da Construção Metodológica, de sua tese “Movimento e Educação Infantil: uma pesquisa-ação na perspectiva semiótica”.
Registro neste espaço, a relevância do estudo dela para possibilitar compreender os processos da ação da pesquisa sob a Semiótica de Peirce levando-nos à significação da mesma e à visualização de como uma pesquisa sob esta perspectiva foi consolidada.
Por meio desta leitura a autora nos apresenta, primeiramente, a necessidade de pensar e suspender crenças, paradigmas e concepções a respeito de mundo para procedermos num processo investigativo com o olhar despido de juízos e pré-conceitos para possibilitarmos relações interpretantes com inúmeros fenômenos e assim, construirmos uma metodologia coerente com as necessidades do espaço educativo.
O contexto da pesquisa da autora se deu no espaço pedagógico da Educação Infantil e a respeito disto comenta a importância de renunciar à posição adulto centrada nas relações estabelecidas com crianças, renunciar ao posto tido como superior do acadêmico investigativo em detrimento de outras esferas ou sujeitos investigativos e investigadores, e exercitar a capacidade de ouvir, compreender e incluir outros pontos de vistas nas relações comunicativas. Ressalta atenção e prontidão como atitudes exigidas na tarefa de investigar.
Procurou embasamento teórico em Sarmento e Pinto (1997) acerca da reflexividade investigativa para assumir compromisso ético da conduta autocrítica, considerando o outro como alteridade. Ela entende que essa atitude de estar atenta aos olhares que nunca são neutros, exigindo abandono do olhar adultocêntrico deve estar presente na ação pedagógica do professor bem como na pesquisa.
Neste sentido, seguindo vertentes da pesquisa-ação de Elliot (2000) e Stenhouse (1993,1998), buscou aproximação com as professoras para com elas experimentarem  atividades que fizessem sentido para as crianças no momento mesmo  de seu desenvolvimento e não reproduções de experiências sugeridas. Assim possibilitaria o aperfeiçoamento do ensino mas, não foi isenta de obstáculos como a falta de interesse de professores em fazer parte deste processo colaborativo. A proposta foi feita a cinco professores e, ao final do processo, apenas uma se viu verdadeiramente afetada, havendo mudança de conduta.
Em relação à atuação do professor como investigador para aperfeiçoamento da sua prática acrescentou que a base para a formação do professor enquanto investigador é a auto-observação. Atenta a isso se equipou com aparato para gravação de filmagens durante as atividades interventivas propostas junto às crianças. As gravações eram vistas e analisadas pela pesquisadora e professoras que se configuraram como sujeitos de pesquisa. Este processo possibilitou a tomada de consciência da prática das professoras, utilizando-se a si próprias como instrumento de investigação e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem proporcionando o aperfeiçoamento do trabalho.
Acreditando na postulação de Peirce (1990) de que a investigação científica é condição de todas as inteligências capazes de aprender através da experiência, Eliane Gomes da Silva fez uso do método abdutivo-indutivo proposto por este mesmo autor para elucidar o olhar dela como pesquisadora no desenvolvimento de toda a pesquisa e análise. O que a levou a estar aberta a representações e significações no campo e fora dele, refletindo com profundidade, indo além de enxergar uma simples imagem ou fala.
Estas interações amplificadas qualificaram o seu trabalho, rompendo paradigmas, velhas crenças e vencendo a “força do hábito”. Portanto, o olhar do pesquisador através da Semiótica de Peirce auxilia no desenvolvimento de uma percepção aprofundada da ação de pesquisa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.