Espaço para reflexão dos alunos do Professor Doutor Mauro Betti. Programa de Mestrado e Doutorado em Educação. Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - campus de Presidente Prudente.
sexta-feira, 27 de junho de 2014
Antropologia e Semiótica: um diálogo possível?
A antropologia é a ciência que se dedica estudar o comportamento humano em sociedade e compreender suas especificidades, principalmente os significados das relações e das interações entre os indivíduos de um determinado grupo. Para compreender os símbolos e seus significados é preciso que o antropólogo tenha o domínio do método etnográfico o qual tem como princípios a observação participante, isto é, para compreender como o outro pensa e sente é preciso se colocar em seu lugar, vivenciar sua experiência.
A semiótica de Peirce é a ciência dos signos, isto é, tudo é signo, pois tudo se relaciona e ao se relacionar produz significantes e significados, é preciso compreender a teia de relações que se estabelecem entre os diferentes sujeitos e objetos para compreender os diferentes significados que se estabelecem.
É possível pensar a etnografia como um instrumento de extrema importância para compreendermos essas relações e os diferentes significados que se estabelecem no âmbito da educação em geral e da escola em específico? Qual a importância da antropologia no âmbito da semiótica? Quais os pontos positivos e negativos na aproximação dessas duas teorias?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.