Na
aula do dia 11/04 tivemos a presença da Eliane Gomes da Silva apresentando sua
tese de Doutorado em Educação intitulada Movimento e educação infantil: uma
pesquisa-ação na perspectiva semiótica.
A
apresentação da parte metodológica de seu trabalho me instigou a pesquisar mais
profundamente sobre a pesquisa-ação. Nesta postagem, pretendo fazer um paralelo
das definições e importância desse procedimento baseando-me principalmente no
trabalho de Eliane e no material intitulado "Métodos de
Pesquisa" (2009). Para facilitar a leitura, o farei em forma de tópicos.
Os
tópicos a seguir são uma tentativa de resumir trechos que considero importantes
para o entendimento da Pesquisa-ação retirados da tese de Eliane.
- Em sua
tese, Eliane relembrando Pereira (1998) nos mostra que a pesquisa-ação em
Educação surgiu em 1960 "como uma tentativa (dos acadêmicos) de superar as
lacunas existentes entre o ensino e a pesquisa, e de resolver o problema da
relação entre teoria e prática" (2012, p. 51).
- Todas as
correntes nessa perspectiva "envolvem um plano de ação baseado em
objetivos, em um processo de ação planejada e no relato concomitante desse
processo." (2012, p. 51).
É ainda "no
decorrer e nas direções apontadas por acontecimentos gerados no próprio
processo da pesquisa-ação que as ações devem ser repensadas, replanejadas e
modificadas". (2012, p. 51).
- Para Silva
(2012, p. 52) "A investigação-ação é concebida como meio de descobrir
hipóteses cuja comprovação pode conduzir ao aperfeiçoamento da prática e servir
como uma rota alternativa para a geração da teoria".
- Baseando-se Pereira
(1998) Eliane (2012) entende a investigação-ação como "um processo que se
modifica continuamente em espirais de reflexão e ação e que, ao invés de
limitar-se a utilizar um saber existente (o que caracterizaria a pesquisa
aplicada), busca mudanças no contexto concreto e estuda as condições e os
resultados da experiência efetuada". (p. 53)
- Enfatiza ainda
que "uma pesquisa-ação pode ter objetivo voltado para a produção de conhecimento
que não seja útil apenas para a coletividade considerada na investigação local,
mas conhecimento passível de ser cotejado com outros estudos e suscetível de
generalizações parciais, no âmbito educacional, por exemplo. Nesse caso, a
ênfase pode ser dada a um ou mais dos seguintes aspectos: resolução de
problemas, tomada de consciência ou produção de conhecimentos". (2012, p.
54)
- Conforme as palavras
de Eliane (2012), esse tipo de procedimento deve ter como princípio
"a importância da parceria/diálogo para desenvolvimento do trabalho, o
interesse em modificar condições sociais estabelecidas e a necessidade de
reorganização contínua da pesquisa-ação no decorrer de seu processo". (p.
54)
- Apoiando-se em Contreras Domingo
(1994), Eliane (2012) entende que "tal procedimento metodológico fica
entendido como o estudo de nossas próprias práticas e não das práticas dos
outros, do que eles fazem". (p. 55)
Para finalizar, coloco a
contribuição dos autores Thiollent (1988), Fonseca (2002) e Gil (2007) sobre a
pesquisa-ação que pode ser encontrado no material intitulado "Métodos de
Pesquisa". Nesse material é possível encontrar tudo sobre pesquisa
científica, desde o tema à escolha de instrumentos e técnicas. Por essas e
outras contribuições, recomendo sua leitura.
- Thiollent (1988) aponta que:
A
pesquisa ação é um tipo de investigação social com base empírica que
é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com
a resolução de um problema coletivo no qual os pesquisadores e
os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou
participativo.
- Conforme a observação de Fonseca
(2002)
A
pesquisa-ação pressupõe uma participação planejada do pesquisador na
situação problemática a ser investigada. O processo de pesquisa recorre
a uma metodologia sistemática, no sentido de transformar as realidades
observadas, a partir da sua compreensão, conhecimento e compromisso
para a ação dos elementos envolvidos na pesquisa (p. 34). O objeto da pesquisa-ação
é uma situação social situada em conjunto e não um conjunto de variáveis
isoladas que se poderiam analisar independentemente do resto. Os dados
recolhidos no decurso do trabalho não têm valor significativo em si,
interessando enquanto elementos de um processo de mudança social. O
investigador abandona o papel de observador em proveito de uma atitude
participativa e de uma relação sujeito a sujeito com os outros parceiros. O
pesquisador quando participa na ação traz consigo uma série de conhecimentos
que serão o substrato para a realização da sua análise reflexiva sobre a
realidade e os elementos que a integram. A reflexão sobre a prática implica em
modificações no conhecimento do pesquisador (p. 35).
- Já para Gil
(2007, p. 55), a pesquisa-ação tem sido alvo de controvérsia devido ao envolvimento
ativo do pesquisador e à ação por parte das pessoas ou grupos envolvidos no
problema. Apesar das críticas, essa modalidade de pesquisa tem sido usada por
pesquisadores identificados pelas ideologias reformistas e participativas.
Abraços,
ANA LAURA
Referências:
GOMES-DA-SILVA,
E. A construção metodológica.
In:______. Movimento e educação infantil:
uma pesquisa-ação na perspectiva semiótica. 2012.Tese ( Doutorado em Educação)
- Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Cap.2, p.
51 a 59.
Métodos de
pesquisa / [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira;
coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de
Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da
SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
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