A partir da leitura dos textos, debates em sala de aula e
leituras complementares segue algumas reflexões sobre a pesquisa-ação .
São ações formativas sistemáticas a longo prazo, pautadas na
metodologia da pesquisa-ação, de modo a tornar o professor capaz de melhor
compreender sua prática e assim poder transformá-la
Superação da clássica ideia de dualismo entre teoria
(pesquisador) e prática (professor)
Método de pesquisa essencialmente prático que se rege pela
necessidade de resolver problemas reais
O investigador não é um agente externo que realiza
investigações com pessoas; é um sujeito que colabora na resolução de problemas
práticos e na melhoria da realidade
Tríade investigação-ação-formação, conduzindo à mudança e
conhecimento
Procedimento longo, demorado, contínuo, uma vez que implica
uma transformação dos sujeitos envolvidos
Leituras complementares
Envolve uma espiral de ciclos, nas quais descobertas
iniciais geram possibilidades de mudança, que são então implementadas e
avaliadas como introdução do ciclo seguinte
-
trabalhar para que os professores deixem de ser
vistos como objetos de pesquisa e passem a ser considerados sujeitos do
conhecimento
-
considerar os professores como colaboradores,
dando-lhes espaços nos dispositivos da pesquisa
-
produzir não apenas a pesquisa sobre o ensino e
os professores, mas pesquisa no ensino e com os professores
-
trabalhar para que os professores se considerem
produtores de conhecimento e aprendam a reformular seus próprios discursos,
perspectivas, interesses e necessidades
TARDIF (2002) apud FRANCO e LISITA (2014)
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