Além disso, a leitura da dissertação (ver referências) para o seminários sobre semiótica esclareceu os resquícios finais de dúvida que ainda pairavam em minha mente. O autor tece sua síntese sobre a semiótica pierceana no primeiro capítulo, e é a partir deste capítulo que irei redigir os pontos principais da primeridade, secundidade e terceridade.
PRIMERIDADE:
- mais abstrata;
- é o estado único da consciência que não faz distinção;
- "presentidade" sem distinção de temporalidade;
- não há nada que a determina anteriormente;
- para o interno (consciência/sujeito): qualidade da sensação (não do sentimento!
- para o externo (consciência/fenômeno): condição de diversidade do fenômeno;
- para o mundo ontológico: infinidade de causas que poderiam determinar algo a posteriori;
- possibilidade de alguma coisa.
SECUNDIDADE:
- experiência das diferenças;
- para o interno: ego e o não ego;
- para o externo: reação a uma ação deflagrada anteriormente, que seria a primeridade;
- para o mundo ontológico: é a existência concreta, o fato em si, aquilo que deixou de ser uma possibilidade (primeridade) para vir a ser;
- território do conflito e da insistência;
- relação de temporalidade: passado e presente;
- condições de discernir refere-se a condição fundamental para as coisas tornarem-se cognoscíveis.
TERCERIDADE:
- mediação;
- permite a cognoscibilidade;
- para o interno: pensamento e linguagem;
- para o externo: consciência da ordenação dos fenômenos;
- para o ontológico: a lei criada através das regularidades;
- relação de temporalidade: passado, presente e futuro - condição de generalizar os particulares para fazer previsões futuras);
- o terceiro precisa de um segundo que não é regular, apenas discriminatório, para se estabelecer a repetição de fatos;
- como a primeridade, a terceridade também é uma categoria de generalização, mas uma generalização de particulares e não de possibilidades.
REFERÊNCIA:
CAMPANHOLE, Sidney Gomes. Vejo logo simbolizo! Uma abordagem semiótica da percepção da linguagem visual. 2006. 134f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica). Pontífica Universidade Católica, São Paulo, 2006.
Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=32184
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