Ao longo
deste semestre vários conceitos foram explorados pelo grupo de discentes da
disciplina Entre os Saberes Docentes e os Aprenderes Discentes: questões teóricas
e metodológicas e, certamente, nos colocou a refletir sobre as relações que se estabelecem no cotidiano escolar entre
o professor e o aluno e os conteúdos ministrados, integrados em um complexo
contexto social, político e cultural. Nesta perspectiva, estamos cada vez mais
na presença do desafio de articular essas questões, o que não significa pensar
apenas em questões epistêmicas, próprias do plano da construção do
conhecimento, mas também de um contexto maior de compreender a analisar as
relações que se estabelecem entre os diversos sujeitos e a realidade que os
cerca na produção e circulação de signos e sentidos, nas relações comunicativas
que se estabelecem nas ações pedagógicas, nos processos de aprendizagem que diz
respeito à aquisição de conceitos e modificação de condutas numa perspectiva
crítica e autocrítica.
Sob a ótica
da semiótica, a capacidade humana de produzir signos, estes que se estabelecem
nas diversas relações interpretantes, considerando os efeitos práticos em
conexão com as concepções, um processo formativo que visa abranger a totalidade
do ser humano nas dimensões física, afetiva e cognitiva. Assim, uma concepção
teórica não terá sentido senão implicar mudanças na prática, no sentido de
afetar o outro e fazê-lo, inserido no processo, construir e transformar-se a
si, o outro e o meio, como um resultado cognitivo de todo o viver.
Neste
sentido, devo estabelecer relações que envolveram os estudos e conceitos
trazidos pela disciplina com meu projeto de pesquisa que quer analisar as
políticas e ações voltadas para a formação continuada do profissional da
educação básica, mais especificamente, dos coordenadores pedagógicos do ensino
fundamental I, do Sistema Municipal de Ensino de Araçatuba-SP. A análise
envolve a reflexão acerca das concepções da formação de coordenadores
pedagógicos na atualidade e os desafios pertinentes à relação com a prática
docente no cotidiano escolar. Este estudo será observado agora sob uma nova perspectiva, ou seja, um novo olhar recairá
sobre a pesquisa visto que, a partir dos estudos feitos na disciplina ampliou as
possibilidades de compreensão de como se dão os processos, as relações que se
estabelecem entre o coordenador pedagógico e o professor, do professor com o
aluno e a interlocução que deve ocorrer na apreensão dos conteúdos. Um desafio para se fazer repensar e mudar as
práticas que engessam o desenvolvimento do aluno nos processos de ensino e aprendizagem.
Isso envolve novas posturas em virtude da necessidade de um posicionamento
crítico e autocrítico frente à oferta de um ensino de qualidade, numa perspectiva
emancipadora, numa perspectiva de formação de professores, onde a prática é
referência da teoria e esta é um nutriente da prática. Exige, também, a
articulação entre a formação inicial e a continuada, como uma concepção de
formação que não se dá apenas na escola, tão pouco somente nas universidades,
mas na integração desses espaços de saberes e aprenderes, uma fragmentação que
deve ser superada.
Desta forma o
projeto de pesquisa reveste-se de possibilidades que até então, poderiam passar
despercebidas. O projeto aponta situações em que se evidenciam desconexas nas
relações entre o coordenador pedagógico e o professor, assim buscaremos
caminhos na análise que apontem as fragilidades nas relações pedagógicas que
influenciam diretamente nas ações educativas com os alunos, tendo como ponto de
partida que a construção dos signos é constante e por isso devo analisá-las
observando todas as vertentes que se apresentam, pois o novo não surge do nada,
há uma ligação com o passado. Para Peirce tudo o que há no mundo, há semiose,
por isso devemos saber interpretar como acontece a aprendizagem nas relações
estabelecidas entre o professor-aluno-conteúdo. Essa relação triádica deve ser
respeitada num processo de construção de sentidos, mudanças de condutas a
partir das consequências práticas vividas e que possibilitam uma visão crítica
e autocrítica nos processos educativos, situações que envolvem a todos numa perspectiva
de uma educação que promova uma melhor compreensão da realidade, objetivando relações
de saber construídas nas relações com os outros e cada um consigo mesmo.
Neste sentido
o projeto de pesquisa busca efetivar uma pesquisa que evidencie como os
processos se dão no âmbito da escola acerca da formação dos professores e dos
processos de aquisição do saber por todos os que estão envolvidos, sobretudo, o
aluno. Uma questão crucial se coloca, que é saber quais experiências de
aprendizagens possibilitam mais qualidade cognitiva no processo de construção e
reconstrução dos conceitos, procedimentos e valores, ou seja, que estratégias
de aprendizagem e que formação profissional, podem ajudar os alunos a tirar
proveito de seu potencial de pensamento e tomarem consciência de seus próprios processos
mentais de significação?
Certamente
essas questões que se colocam na pesquisa poderão ser analisadas e estudadas
sob a ótica da semiótica, uma vez que por meio dela, podemos estabelecer a
ampliar as possibilidades de compreensão da realidade e estabelecer novas
relações, num processo infinito de significação. Raquel Pozzenato Silazaki
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