domingo, 14 de outubro de 2012

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DA AULA DO DIA 28/09


Grupo 4B: Keila, Marilene, Priscila e Roberta.

TEXTO: "TRÊS VERSÕES DO PRAGMATISMO DEWEYANO NO BRASIL DOS ANOS CINQUENTA", de Marcus Vinicius da Cunha (p.47-53)



     O texto comenta sobre a pesquisa científica no campo educacional, mediante os conhecimentos oriundos da ciências sociais. Moreira analisava o papel das ciências sociais como instrumento a ser empregado para melhor conhecimento do homem e da sociedade, em duas linhas de orientação, a primeira européia influenciada por Durkheim e a segunda norte- americana por Dewey.
     A perspectiva integradora de Dewey trouxe para o interior da investigação científica, tanto a realidade existente quanto os problemas normativos.
     Segundo Moreira, os problemas educacionais eram temas das ciências sociais desde que estas fossem vistas sob o enfoque deweyano, contrário à dicotomia entre ciências, de um lado, e filosofia, de outro.
     Tanto para Moreira como para Teixeira as palavras ciências e técnicas devem ser empregadas de modo cuidadoso.
     O universo em que se movia Teixeira era da obtenção de uma vida democrática plena em que a liberdade humana pudesse significar a permanente busca da verdade. Já Moreira era o da investigação científica conduzida na direção de soluções comprometidas com as necessidades do país, verdades acima da ciência. Ambos colocavam Dewey no campo que diz respeito ao estabelecimento de finalidades, campo dinâmico permeado por controvérsias de natureza epistemológica e política.
     Mattos inscreve-se em outro registro de pensamento. Sua apropriação das ideias de Dewey era circunstancial, interessava nas formulações sobre as práticas escolares, mais precisamante aos meios a serem empregados na viabilização das ações pedagógicas.
     Teixeira e Moreira viam o pragmatismo deweyano como capaz de iniciar debates referentes às ideias e práticas educacionais. Também, Mattos atribuía competência para indicar soluções promotoras de eficiência no âmbito restrito da sala de aula e do sistema escolar.
     O arcabouço do pensamente de Dewey era: frágil processo de  democratização; avanço continuado da industrialização e iniciativa de fundar uma ciência da educação, intercâmbio com as ciências sociais.
     Para Dewey os objetivos educacionais intrínsecos ao processo pedagógico é viável quando no ambiente que circunda o universo escolar há muita cooperação entre os homens e oportunidades para a reconstrução dos hábitos das instituições sociais. Isto significa sociedade democrática.
     Mattos coloca Dewey para subsidiar a proposta pedagógica que busca eficiência das ações docentes. Esta linha de pensamento difundia-se no final da década de 1950 para justificar com urgência questões de esferas educacionais. Necessidade de remodelar a escola.
     A mentalidade em voga questionava as finalidades educacionais como se para alcançá-las bastasse selecionar os melhores recursos técnicos colocados à disposição pela ciência, mecanismos da administração empresarial adequados à esfera da educação (Cunha, 1995,1998).
     Recontextualizar ideias originárias de outras esferas parece ser uma necessidade da pedagogia por causa da natureza multifacetada, fragmentada dos campos científico e filosófico.
     Escola, ambiente permeado por fatores subjetivos e objetivos.

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