segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Apresentação do trabalho da aula do dia 28/09

GRUPO 6: Ana Cristina da Silva Ambrosio, Daniela Miranda Fernandes Santos, Danilo Trombetta Neves, Mayara Pierre Prado e Néryla Vayne Justino Alves.


TEXTO: BROENS, M. C.; ANDRADE, F. C. A noção de fluxo contínuo da experiência: contribuições de Dewey para a ciência cognitiva.


  • A tradição nacionalista ocidental firmou uma sólida tradição ontológica dualista (mente e corpo).
  • O pragmatismo criticou o dualismo substancial e representacional.
  • Dewey defende a continuidade da experiência que associa conhecimento científico e conhecimento comum.
  • A experiência é dinâmica e possui dois aspectos: ela é ativa enquanto tentativa de experimentação e ela é passiva quando recebe as consequências de uma atividade.
  • A experiência não é primariamente cognitiva, mas adquire essa feição na medida em que seja cumulativa.
  • Conhecimento implica mudança de hábitos.
  • A continuidade da experiência permite previsão e também um constante processo de aperfeiçoamento.
  • Hábito desvinculado do conhecimento é habilidade e, dessa forma, não produz conhecimento, é apenas repetição semelhante de situações.
  • Hábito com conhecimento, através da experiência, permite adaptações a novas realidades.
  • Nessa perspectiva, Dewey critica a doutrina dualista que valoriza a mente em detrimento do corpo e propõe que a experiência seja entendida como um fluxo contínuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.