domingo, 25 de maio de 2014

A pesquisa-ação como instrumento de pesquisa

De acordo com os encaminhamentos da disciplina “Entre os saberes e aprenderes” fomos levados a pensar um pouquinho acerca da pesquisa-ação. Para isso, escolhemos a tese de Maria Teresa Viana Van Acker, intitulada “A reflexão e a prática docente: considerações a partir de uma pesquisa-ação” (2008). Faço então alguns apontamentos.
Inicialmente, a autora estabelece como objetivo de seu trabalho uma reflexão sobre as vivências dos professores em sala de aula e escola, com vistas a proporcionar a eles um conhecimento de suas próprias práticas em benefício do maior comprometimento profissional e com efeitos sobre a autorização que reconhecem ter. De outra forma, a autora propõe aos participantes uma reflexão sobre sua própria prática, com vistas a mudanças e possíveis reorganizações.
Sendo assim, percebemos a pesquisa-ação como uma técnica de pesquisa na qual pesquisador e pesquisados estão envolvidos em um clima de pesquisa que “se mistura”, que não estabelece lugares distintos a cada um, mas onde estes buscam, juntos, algo em comum.
Assim fez a autora em seu trabalho e, acredito eu, se torna necessário fazermos em nossas pesquisas, sejam acadêmicas ou não: dar protagonismo aos sujeitos envolvidos, ir a campo não apenas para “levantar dados”, mas para conhecer de fato o local pesquisado, seu contexto, os sujeitos que ali estão. Penso que não precisamos, necessariamente, adotar a pesquisa-ação como técnica de pesquisa para que isso ocorra; um clima agradável, amistoso de pesquisa contribuiu, e muito, para o seu andamento.
Infelizmente, tal envolvimento, muitas vezes, é algo pouco valorizado, tanto por pesquisadores que desejam terminar logo suas pesquisas e obter seus diplomas, como pelos participantes, que buscam responder a elee sem uma reflexão acerca do que lhes é sugerido, ou seja, sem uma mudança significativa, sem um envolvimento de ambas as partes.

No final de sua pesquisa, Maria Teresa percebeu o envolvimento dos participantes e os benefícios de seu estudo para a mudança em suas práticas docentes, objetivo esse proposto pela autora inicialmente.

Referências: 
VAN ACKER, M. T. V. A reflexão e a prática docente: considerações a partir de uma pesquisa-ação. 2008. 249 p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, 2008.

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