segunda-feira, 5 de maio de 2014

Olá pessoal!

Me lembro que no primeiro dia de aula da disciplina “Entre os Saberes docentes e os aprenderes discentes, questões teóricas e metodológicas”, o professor Mauro nos disse que  de acordo com Santaella (1983), a semiótica tem por objetivo todas as linguagens possíveis e que as imagens auxiliam na explicação das ideias, pois muitas vezes somente as palavras não dão conta. Então, pensando nisso, elaborei uma imagem com palavras para expressar um pouco do que entendi até o momento sobre a aprendizagem na vertente da semiótica.
Como professora, formada em pedagogia, e ainda estudante da área da educação, a aprendizagem é me chama a atenção, portanto, que gosto de estudar. Talvez seja por isso que essa discussão tenha tido significado pra mim e por isso, tenha resolvido compartilhar com vocês...



Mas, torna-se importe ressaltar que Peirce não fala sobre educação, a "ponte" entre a educação e a semiótica foi feita por Dewey!
Como iniciei uma reflexão sobre aprendizagem significativa, mesmo que sem querer, vou colocar uma breve “explicação” sobre aprendizagem significativa, defendida por Dewey.
Para Dewey, a aprendizagem significativa ocorre quando o aprendiz é despertado, é incentivado para a aprendizagem e este autor enfatiza em seus ensinamentos a importância do ato de fazer, das atividades práticas, da junção entre teoria e prática, das problematizações, do questionar a realidade e entendo que tudo isso se relaciona diretamente com a maior parte das palavras da imagem acima, tais como: ação, prática, intervir, método, conduta, entre outras.
Conforme aponta Gomes da Silva, “a aprendizagem é uma nova possibilidade de ver e intervir no mundo” e como precisamos de mudanças urgentes no mundo, que todos nós possamos pensar em formas de intervenção na área da educação que sejam capazes de mudar algumas condutas que vem sendo perpetuadas...
Obrigada!
Abraços e até sexta-feira!
Lívia Bardy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.