sábado, 31 de maio de 2014

Signo e Resiliência



           A partir das leituras que fiz das postagens dos colegas neste blog, tentei relacionar a questão do signo e resiliência. Alguns colegas colocaram que para Pierce, signo é qualquer coisa (objeto, som, palavra, etc) que representa outra coisa. Este signo produz outros signos por meio de semioses. A aprendizagem é um signo, pois faz a mediação entre a mente e o objeto, som, palavra, etc.
           Para a formação do signo é necessário que você seja afetado pelo mesmo. Neste momento surge a questão da resiliência. Como já foi postado no blog, a resiliência no entendimento da psicologia é um processo em que ocorre quando há fatores de riscos e fatores de proteção envolvidos.
 A pessoa é considerada em processo de resiliência quando apesar dos fatores de riscos envolvidos, consegue superá-los devido aos fatores de proteção presentes. Lembrando que os fatores de riscos e proteção irão variar de sujeito para sujeito. Por exemplo, o divórcio dos pais para certas crianças poderá ser considerado pela mesma como um fator de risco e para outras poderá ser considerado como um fator de proteção.
O processo da resiliência também pode ser considerado um signo, no momento em que afeta o indivíduo por meio dos fatores de risco e proteção, no qual os fatores de proteção prevalecem e faz com que o indivíduo consiga superar as adversidades do momento e ter bem-estar. Por exemplo, pessoas com deficiência estão em situação de risco, devido ao preconceito, exclusões. Mas os fatores de proteção se sobrepõem aos de risco, como o apoio familiar, dos amigos, dos pares, o desenvolvimento de tecnologias assistivas entre outros. Cabe ressaltar que a resiliência é um processo, o sujeito não é resiliente, ele está em processo de resiliência.
Dessa forma, o processo da resiliência é um signo que pode afetar a pessoa durante um período da vida, e em outros momentos essa mesma pessoa pode não ser afetada, pois para haver resiliência é necessário ter a presença de fatores de risco e proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.