domingo, 1 de junho de 2014

Boa noite a todos...
A partir da leitura dos textos, debates em sala de aula e leituras complementares segue algumas reflexões sobre a pesquisa-ação .

São ações formativas sistemáticas a longo prazo, pautadas na metodologia da pesquisa-ação, de modo a tornar o professor capaz de melhor compreender sua prática e assim poder transformá-la

Superação da clássica ideia de dualismo entre teoria (pesquisador) e prática (professor)

Método de pesquisa essencialmente prático que se rege pela necessidade de resolver problemas reais

O investigador não é um agente externo que realiza investigações com pessoas; é um sujeito que colabora na resolução de problemas práticos e na melhoria da realidade

Tríade investigação-ação-formação, conduzindo à mudança e conhecimento

Procedimento longo, demorado, contínuo, uma vez que implica uma transformação dos sujeitos envolvidos

Leituras complementares
Envolve uma espiral de ciclos, nas quais descobertas iniciais geram possibilidades de mudança, que são então implementadas e avaliadas como introdução do ciclo seguinte
-          trabalhar para que os professores deixem de ser vistos como objetos de pesquisa e passem a ser considerados sujeitos do conhecimento
-          considerar os professores como colaboradores, dando-lhes espaços nos dispositivos da pesquisa
-          produzir não apenas a pesquisa sobre o ensino e os professores, mas pesquisa no ensino e com os professores
-          trabalhar para que os professores se considerem produtores de conhecimento e aprendam a reformular seus próprios discursos, perspectivas, interesses e necessidades


TARDIF (2002) apud FRANCO e LISITA (2014)

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