quarta-feira, 21 de novembro de 2012

 MOVIMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PESQUISA-AÇÃO NA PERSPECTIVA SEMIÓTICA
Eliane Gomes
 
         Gomes comenta em seu texto sobre aperspectiva perciana, esclarecendo que a semiose é uma ação ou influência que consiste em, ou envolve a cooperação de três elementos, o signo, o objeto e o interpretante, sendo ações múltiplas correlações preponderantes triádica conforme o interesse de quem interpreta esta relação.
          Ressalta ainda, que semiose só faz sentido em regime de experiência vívida e por, experiência vívida, entende-se um fenômeno vivo, atual, presentificado no aqui-agora, e não apenas as experências já vividas no passado.
          A contribuição da semiótica peirciana em sua pesquisa esclarece que acredita que o método abdutivo-indutivo proposto por Pierce (1974,1990) pode nos ajudar a vislumbrar um método nos termos colocados pela autora, o qual tendo em vista a prática pedagógica na Educação Infantil.
          Diante de todo o delineamento metodológico que Gomes traz em sua pesquisa, permeando a perspectiva peirciana, a autora afirma em seu propósito que muitos professores atuantes na Educação Infantil que estagnaram-se nas suas concepções de educação, de mundo e de criança, se fecharam para as possibilidades de esclarecer novas relações interpretantes, de produzirem semioses, as quais são indispensáveis para modificar sua prática pedagógica, por conseguinte, sua própria vida. Estas abordagens, considero compatíveis com minha pesquisa, que justamente vou investigar as concepções que orientam a prática pedagógica do professor de creche.
          A autora também aponta as questões sobre crenças, citando de acordo com Pierce os quatro tipos de métodos de fixar crenças ou assentar opiniões, que são: método da tenacidade, método da autoridade, método a priori e método científico. Desta forma, comento algumas reflexões a partir da leitura sobre estes métodos:
           *O método da tenacidade, afasta-se de qualquer situação de ser racional, tem uma crença, mas quando ele depara com outras crenças de outras pessoas, isto pode abalar sua crença, ele se afasta, sse eximindo da dúvida, se afasta de outras crenças, portanto é falível e naõ favorece a investigação.
            *O método da autoridade, parte do pressuposto do método da tenacidade, é o método da imposição das crenças de um grupo organizado. Pierce comenta que estes grupos ao longo da história se corroeram e se redimensionaram com suas crenças. É falível, opera a vontade do Estado e não do indivíduo.
             *Método priori, caracteriza-se pelas conclusões fáceis, parte da limitação do método da autoridade, devido ao fato de que não é possível regulamentar as opiniões acerca de todos os assuntos, e surge o método a priori, não só induz a crer, mas permite a escolha da proposição em que se decida crer, apenas parcialmente apoia-se nos fatos observados, os quais são escolhidos quando parecem agradáveis a razão. É falível por estar relacionado às conclusões fáceis.
              *O método científico, é capaz de sugerir dúvidas reais, significativas, produtivass, que levam ao esforço da investigação para fixar novas crenças, as quais embora falíveis, apresentam-se provisoriamente com fundamentos mais qualificados.
                Dúvida não é hábito, mas a privação de um hábito.
                Este método é falível, mas é o mais aceito porque é perceptível o certo e o errado.
 
         

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.