segunda-feira, 26 de novembro de 2012

SEMIÓTICA PEIRCEANA: UMA ANÁLISE DE SERIADOS HUMORÍSTICOS


Os símbolos estão presentes em nossa vida. Notamos isso, quando olhamos para qualquer lado. Compreendermos os signos, nos remete a estudá-los. É isso que faz a semiótica. Para Santaella (2004, p. 15) a semiótica estuda os signos, códigos, sinais e linguagens. “A semiótica é a ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis”, sendo que signo é aquilo que dá corpo ao pensamento, às emoções, reações etc. (SANTAELLA, 2004, p. 10). Para Peirce (1999), a comunicação se dá por meio de signos, sendo que  signo é aquilo que representa algo para alguém. Na visão do autor, o signo está sempre em relação triádica: intérprete, interpretante e interpretação. Constitui assim, a semiótica peirciana.

Tomando como base essas reflexões, vejam que interessante o artigo: SEMIÓTICA PEIRCEANA: UMA ANÁLISE DE SERIADOS HUMORÍSTICOS de Tiago da Silva Brunelli.  Leiam o resumo:

 
A semiótica é fundamental para a comunicação. Através dela, pode-se estudar o processo de significação de palavras, linguagens, signos, códigos e imagens. A semiótica de Charles S. Peirce é a racionalização do próprio pensamento e divide-se em tríades, entre elas, primeiridade, secundidade e terceiridade e também ícone, índice e símbolo. A comunicação industrializada vivida nos dias de hoje faz com que a televisão trabalhe com a espetacularização e torne-se um investimento comercial. Como produto dessa indústria, os seriados entretêm a população e trabalham os desejos da sociedade. Dessa forma, este artigo apresenta uma análise qualitativa comparativa dos seriados de humor A Grande Família e Toma Lá Dá Cá sob a perspectiva da semiótica peirceana. De acordo com essa teoria, pode-se afirmar que os produtos televisivos, encontram-se na secundidade, ou seja, são signos indiciais” (BRUNELLI.  

 
Brunelli é jornalista e faz uma análise de programas televisivos tomando como base a semiótica Peirciana. Não é uma análise profunda. Porém, nos remete a reflexões dos estudos de Peirce no cotidiano atual. Segue o link do texto na íntegra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.