quarta-feira, 28 de novembro de 2012

HOJE ACORDEI REFLETINDO SOBRE OS ENSINAMENTOS DE CHARLOT, VYGOTSKY E AUSUBEL



Depois de 23 anos de magistério tive a oportunidade de agregar a minha formação os ensinamentos de Charlot. Vygotsky e Ausubel.
O mais interessante é que sempre busquei respostas e alternativas para desempenhar o meu papel na educação. Afinal, ser professor de Matemática, parece que o desafio é maior.
A caminhada pela educação básica me proporcionou que, em conjunto com meus alunos, pudesse aprender como mobilizá-los para compreender esta segunda língua que é a matemática.
Atualmente, com meus alunos da engenharia, consigo aplicar projetos alternativos que visam auxiliar àqueles que não aprenderam a matemática básica e com isso fracassam na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1.
A partir dos ensinamentos de Charlot passei a ter clareza que os  verbos que fazem parte de minha vida de educador devem ser ampliados, pois além de ensinar, de  aprender, de mediar, de construir, tenho que mobilizar.
Devo fazer que meus alunos tenham sede pelo saber desta disciplina e assim o fracasso escolar (Charlot) que a envolve possa ser transposto para o patamar da socialização do conhecimento (Vygotsky) e como consequência os mesmos consigam obliterar o conhecimento matemático e atingir a aprendizagem significativa (Ausubel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.