quinta-feira, 1 de novembro de 2012

LIVRO relaciona Semiótica peirciana e Educação Física infantil.

"No momento em que a Educação Infantil repensa a si própria, este livro questiona a visão  'adultocêntrica' das instituições educativas para a infância, que pré-determinam significados para a vida das crianças, sem antes perguntar: 'quem são e como elas são'? Ao contrário, a autora propõe que  sejam espaços privilegiados para a manifestação de sentimentos e emoções que ocorrem na profundidade de nosso ser, e que são ocultados pela carapaça instituida por uma sociedade cada vez mais egoista e violenta. Repensar este 'mal estar da sociedade' é pensar nas crianças, conhecê-las, e isto significa, principalmente, entender sua linguagem: corpo e movimento. Ao fazer dialogar a Pedagogia, a Sociologia da Infância, a Fenomenologia e a Semiótica, caminha em direção a uma Educação (Física) Infantil que valorize o direito e liberdade das crianças de brincarem, de criarem, de atribuirem sentidos às suas ações a partir dos próprios desejos, singularidades e modo próprio de ser, fundados na imaginação, na fantasia e no Se-Movimentar livre e espontâneo, base das relações comunicativas com os outros e com o mundo." 

Educação (Física) Infantil: a Experiência do Se-Movimentar, de Eliane Gomes-da-Silva, Editora Unijuí, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.