Olá, a todas e a todos!
Não sabia bem o que escrever nesta intervenção no Blog,
então fui rever minhas anotações feitas durante as aulas e pensei em escrever
algo sobre as explicações e discussões acerca da Semiótica e filosofia da
teoria de Peirce, especialmente sobre a apresentação dos 4 métodos:
- Tenacidade;
- Autoridade;
- A priori;
- Científico.
Conforme a leitura dos textos,
explicações do professor e discussões com os colegas, entendi que Peirce amplia,
discute e mostra a relevância sobre método científico e então discorre sobre
outros 3 métodos. Esses 3 métodos estão
relacionados à fixação das crenças ou eles “servem” para que as crenças sejam
justificadas. O método Científico, porém, é o mais “refinado” e é caracterizado
como superior dos 4.
O autor, afirma que a ciência é uma
atitude e ela é capaz de prever e intervir na realidade, porém nossa vida não é
toda guiada pelo método científico.
Então, pergunto:
E a educação? A escola? Qual dos
métodos têm sido mais presentes ali no que diz respeito à práticas pedagógicas,
a busca da superação das dificuldades encontradas com os estudantes, com os
familiares, enfim, como a escola lida com todos os seus saberes conceituais,
atitudinais e procedimentais? De maneira geral, as crenças nos levam ao
comodismo e ficar com que está posto para não precisar pensar em mudanças é um
problema que pode vir quando se tem uma postura de comodismo frente a algo. Conforme também aprendi na disciplina,
nós profissionais da educação (e obviamente que me incluo aqui) tendemos a
partir sempre do que já está posto, que são as leis, métodos, hábitos –
terceiridade – que acabamos nos tolhindo de nos oportunizar a criação de novos
métodos e teorias capazes de melhorar a situação vigente...
Peirce afirma que a semiótica é a
ciência do concreto e que esta é capaz de prever e intervir, isto é, é capaz de
provocar mudanças! Mudanças e transformações essas que a educação vem “pedindo”
há tanto tempo...
Penso que seja importante deixar
claro que sei que Peirce não fala sobre educação, porém, como eu sou uma
profissional desta área é difícil não fazer tais relações... conforme nos
ensina o grande mestre Charlot, é esta temática que não apenas me motiva, mas
me mobiliza...
Que continuemos fazendo nossas
reflexões, pesquisas, perquirições...
Lívia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.