Plano
de Aula numa perspectiva Semiótica
Joyce Cristina Claro Menoti
Pensando na semiótica, por várias vezes durante a
disciplina refleti sobre como eu poderia atuar numa perspectiva semiótica nas
minhas aulas. Elaborei um plano de aula na intenção de partir da terceiridade,
passar pela secundidade e primeiridade, e compartilho-o com vocês. Não se
atentem a faixa etária ou detalhes como espaço e duração da aula, a intenção é
refletir as metodologias numa perspectiva semiótica.
Quem puder opinar, agradeço.
Aula de Educação Física
Conteúdo: Voleibol
Série: 5 º Ano
Objetivo: Vivenciar o esporte.
Atividades:
1. Conversa inicial à
relacionar o esporte com a realidade dos alunos, questionar se já praticaram,
onde praticaram, quais atletas eles conhecem e quais preconceitos o esporte
sofre, entre outros.
2. Petecaà jogo
de vôlei com uma peteca no lugar da bola de vôlei.
3. Volençolà Cada
time/equipe ocupa uma das metades da quadra e possui um pedaço de lençol, o
qual todos devem segurar e no qual a bola ficará sobre. Para lançar a bola do
outro lado, todos devem ajudar a levantar o lençol de modo que a bola passe, e
o outro time deve recepcionar a bola com lençol, não a deixando cair no chão. Exige
cooperação, ajuda mútua.
Jogo
de vôlei à
inicialmente com uma bola e posteriormente com mais bolas, inseridas aos
poucos.
Volei
cego à Jogo
de vôlei, no qual, a rede está coberta por lona preta impedindo a visualização
da bola pela equipe adversária. Inserir mais bolas no decorrer do jogo.
Jogo
de vôlei à Jogo
de vôlei com uma bola, no qual, insere-se a peteca no decorrer do jogo.
Comentários:
Inicialmente,
a peteca está inserida nas atividades para se trabalhar a questão da
coordenação e para instigar no final da aula uma reflexão a respeito deste esporte.
Na
atividade 3 (volençol), muitos signos têm que ser interpretados, como
coordenação do grupo, pois todos têm que
levantar o lençol juntos para passar a bola, bem como, sinais falados e
gestuais dos jogadores.
Na
próxima atividade o jogo de vôlei inicia com as regras oficiais, porém, no
decorrer do jogo são inseridas bolas para aumentar o grau de dificuldade. Neste
momento o jogador entra em crise, saindo do seu hábito de jogar com apenas uma
bola, interpretando os signos ali presentes, criando agora novos signos para
sua ação.
No vôlei
cego, além das duas bolas, agora o signo da visão do campo adversário não está
presente, fazendo com que este aluno passe a utilizar outros signos como som,
tempo de caída da bola, comunicação oral com seus colegas de time, entre outras.
Na
última atividade a peteca é colocada para dificultar o jogo. Por vivência deste
jogo, a maioria irá prestar mais atenção na bola de vôlei do que na peteca.
Neste momento cabe a contextualização dos motivos os levaram a essa (provável)
ação, o professor pode abordar motivos como o vôlei ser um signo mais conhecido
pelos alunos do que a peteca, ser um esporte mais reconhecido midiaticamente,
entre outros. Colocando-os novamente em crise, instigando-os a refletirem e
pensarem no esporte a partir dos novos signos.
Conversa
final à Contextualização
da aula. Alunos comentarem momentos mais significativos para eles.
Espero ter contribuído.
Obrigada pela leitura.
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