REFLEXÕES
SOBRE SEMIÓTICA NA FORMAÇÃO INICIAL.
Joyce Cristina Claro Menoti
Neste post irei comentar um pouco a respeito da formação
inicial, objeto do meu estudo, tentando relacioná-la com a semiótica.
A Formação Inicial de
professores é o espaço responsável por oferecer uma graduação
de qualidade e formar profissionais preparados para a realidade escolar, que em
sua prática educativa estabeleçam ambientes propícios à formação de alunos
críticos e protagonistas do processo educativo. Para isso utiliza-se do Estágio
Supervisionado na articulação entre teoria e prática.
No entanto, sabe-se que o mesmo não tem dado conta de
preparar o futuro professor para sua prática docente. O estágio por si só não
tem levado o futuro professor a refletir sobre sua prática (crença) e assim, ao
chegar na escola ele utiliza como principal referência para determinar suas
práticas docentes, as suas experiências como aluno.
Dessa forma, quando nos deparamos com a realidade
escolar, nós professores acabamos atuando na terceiridade e isto se torna um
problema quando atuamos apenas assim. A Profª. Eliane Gomes da Silva, em uma
aula da disciplina “Entre os saberes docentes
e os aprenderes discentes: questões teóricas e metodológicas”, disse uma frase que ficou muito “marcada”
em mim, quando mencionou que “... um sistema em colapso caminha para frente”.
Esta frase atenta-nos para o fato de que devemos atuar na
secundidade criando problemas, situações de curiosidade e situações que duvidem
da crença (conhecimento já estabelecido pelo aluno), ou seja, que cause momentos
de crise, haja visto, que nessa relação são produzidos novos signos e a partir
daí novo conhecimentos/aprendizados/crenças. Dessa forma, entendo que seja um
ciclo, no qual, o professor parte do que já está estabelecido pelo aluno (crença),
passa pela crise (secundidade) criando novos conhecimentos a ele.
No entanto, sabe-se que na graduação não há espaços para
refletir a prática docente do graduando o que faz com que ele utilize apenas
suas crenças e hábitos nas suas práticas pedagógicas o que não contribui para a
melhoria da qualidade da Educação Básica.
Abaixo compartilho um vídeo que encontrei ao pesquisar um
pouco mais sobre semiótica e por achá-lo bem criativo divido com vocês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.