Com um título questionador, no último dia 03
de outubro, a doutoranda em Educação (hoje, doutora já) Luciana Venâncio
defendeu sua tese no Anf. II da FCT/UNESP.
Ao receber o convite dessa defesa por e-mail, fiquei curiosa em saber um
pouco mais sobre essa pesquisa, já que um dos estudos mencionados por ela era
de autoria do Prof. Dr. Bernard Charlot e que já havia estudado um pouco na
disciplina “Entre os saberes docentes e os aprenderes discentes”. Assim, fui
até o Anf. II conhecer essa pesquisa e seus resultados.
A
pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública do município de São Paulo, com
ex-alunos da autora, inseridos no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Seu
problema de pesquisa foi: “Se existe saber com e na Educação Física, como
ocorre essa relação?”. O objetivo da pesquisa foi: “Como os alunos atribuem
sentidos e significados aos saberes no campo da Educação Física”.
Seu
quadro teórico possui como direcionamento o que dizer dos sujeitos e sua
relação com o saber. Os principais
autores referendados no estudo foram: Bernard Charlot (relação sujeito com o
mundo, com ele mesmo e com os outros), Paulo Freire (por meio do saber,
propiciar experiências diversificadas aos indivíduos) e Eleonor Kunz (experiência
dialógica).
A
metodologia utilizada foi de característica qualitativa, do tipo grupo focal.
Foram escolhidos para a pesquisa 24 sujeitos, divididos entre meninos e
meninas. Por meio de memoriais temáticos, os participantes narraram suas
experiências ligadas aos saberes escolares e aqueles significativos a área de
Educação Física. Após essas narrativas, foram elencadas 69 frases que mostravam
as relações do saber com a escola e a Educação Física por meio dos sujeitos da
pesquisa, momento este que contribuiu para a análise dos dados em categorias:
objetos do saber; objetos uso; dispositivos relacionais e atividades práticas.
Conforme
os estudos de Bernard Charlot, Luciana percebeu por meio do estudo que as figuras
do saber e do aprender dialogam a todo tempo, e que os sujeitos da pesquisa
interpretam os saberes que eles possuem com os conteúdos presentes no campo da
Educação Física. Além desses aspectos, a autora constatou que os alunos
aprendem muitos saberes novos, além dos assegurados pela escola; no entanto, a
escola não ajuda a esse aluno estabelecer relação entre a realidade e os
saberes curriculares, o que inviabiliza a emancipação do aluno por meio do
saber.
A
tese recebeu a arguição dos seguintes docentes: Prof. Dr. Mauro Betti
(FCT/UNESP Pres. Prudente – Orientador), Prof. Dr. Bernard Jean-Jacques Charlot
(Universidade Federal do Sergipe), Profª Dra. Elisabete dos Santos Freire
(Universidade São Judas Tadeu/SP); Prof. Drª Yoshie Ussami Ferrari Leite
(FCT/UNESP Pres. Prudente) e Prof. Drª Marcia Regina Canhoto de Lima (FCT/UNESP
Pres. Prudente), aspecto este que contribuiu para a discussão dos dados
apresentados por meio da pesquisa.
Por
meio desta pesquisa, pude perceber o quanto é importante que o saber adquirido
no contexto escolar deve fazer parte do crescimento do aluno, em prol de uma
autonomia e emancipação por meio do saber. Além disso, considerar a relação do
professor e do aluno e o saber que está inserido nesse contexto, promove uma
mediação de qualidade no ambiente escolar, o que colabora para uma aprendizagem
maior.
Parabenizo
a autora pela tese defendida e que a reflexão por ela iniciada possa contribuir
ainda mais para as reflexões a respeito dos saberes e aprenderes discentes e
docentes.
NATÁLIA
TEIXEIRA ANANIAS FREITAS
DOUTORADO
EM EDUCAÇÃO
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