terça-feira, 15 de abril de 2014

Algumas concepções de educação para Dewey

John Dewey é reconhecido como um dos fundadores da escola filosófica de Pragmatismo (juntamente com Charles Sanders Peirce e William James). Para Dewey era de suma importância que a educação não se restringisse ao ensino do conhecimento como algo acabado – mas que o saber, o conhecimento, as habilidades e possibilidades que os alunos adquirissem pudessem ser integradas à sua vida como cidadão, pessoa, ser humano. Dewey acreditava que a educação não deveria ser apreciada apenas com o ensino escolar e aquisição com disciplinas acadêmicas, mas como parte da própria vida. Na sua visão pragmática Dewey considerava que a educação não poderia ser apenas tratada como uma preparação, mas sim como uma parte relevante da vida.
Segundo Dewey, a educação tem uma tarefa mais ampla que um mero desenvolvimento dos indivíduos, pois acreditava no poder da educação como um instrumento de reconstrução da sociedade. Por isso defendia a implantação de um eficiente sistema de ensino público, que pudesse transformar a escola numa espécie de sociedade em miniatura, considerando que a escola, possibilitaria aos alunos tornarem-se capazes de dirigir sua vida social e individual. Pois este é o modo pelo qual se alcança a democracia. Afinal a educação para o crescimento vem junto com a educação para a sociedade democrática.Dewey defendia a democracia no sentido que todas as pessoas tivessem uma vida mais justa em oportunidades e participação. 
Nesse sentido, acreditava que a educação necessitaria ser o meio para ajudar na educação social. Para ele o método de educação se constituía em ser: ativo, experimental, flexível, integrador da teoria/prática, aberto, dinâmico, lúdico, diversificado, e que valorizasse os interesses e as curiosidades dos alunos, entre outros. 

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