segunda-feira, 28 de abril de 2014

PRAGMATISMO E EDUCAÇÃO



A filosofia peirceana pensada na prática educativa torna-se mais clara pelas postulações de John Dewey que foi responsável pela passagem da semiótica à educação escolar. Este autor faz uma crítica à concepção de conhecimento reducionista caracterizada pela postura dualista entre o particular e o universal, como se pode observar no ensino tradicional. A essência de seu “método de reflexão” é levar o aluno a desenvolver sua capacidade de pensar e não reproduzir conhecimento acumulado historicamente. E, para isso, apresenta-nos a reconstrução contínua da experiência: fluxo contínuo do pensamento.
Dewey propõe que as aptidões sejam desenvolvidas a partir da reflexão se associando a uma aplicabilidade prática porque, para ele, o ato de pensar que não leva à melhoria na ação fazendo aprender mais coisas sobre nós e sobre o mundo é muito pouco pensamento.
Pelos estudos realizados, parece-me ter sido o ponto de grande relevância para a especificidade pedagógica a conexão experiência possível/consequências práticas (ação/experiência) como elementos de um processo que passa pela investigação, perquirição resultando em aquisição de conceitos e modificação de conduta. Assim, o método abdutivo-indutivo proposto por Peirce revela-se como forma de pensar a educação relacionando-a à própria vida, possibilitando relacionar um conceito ao modo como suas consequências possam aparecer no plano da categoria segundidade, considerando os alunos como seres ativos e criativos, capazes de denunciar um quadro de crenças ao serem afetados e avançarem para conduta futura.
Deste modo, o professor que se põe como interlocutor no ambiente escolar favorece o empenho inteligente dos estudantes, influencia na concepção da realidade deles com vistas a um maior engajamento com ela, levando à construção de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.


Neiva Solange da Silva Costa

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