sábado, 5 de abril de 2014

John Dewey

Olá pessoal,



Gostaria de partilhar um dos textos que discutimos na última aula, do dia 04/04 com o título: "John Dewey" de autoria de Kenneth Teitelbaum e Michael Apple e publicado na Revista Curriculo Sem Fronteiras no link abaixo:

http://www.curriculosemfronteiras.org/classicos/teiapple.pdf


Além disso, também gostaria de reforçar alguns pontos do texto:

1) A ideia de a não possibilidade de uma educação enquanto intrumentalização neutra é defendida no texto a partir de seu caráter "inerentemente" político;

2) O fato da obra de Dewey ser ampla o suficiente para um conjunto de pesquisadores o considerarem como "santo" e outros como um "pecador", nos permitindo refletir sobre o potencial das suas ideias ainda hoje com os desafios que se colocam na prática educativa;

3) O fato das ideias de Dewey nunca permearem efetivamente o sistema educativo estadunidense e;

4) A centralidade do debate de democracia presente na obra de Dewey.

Boa leitura a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.