quarta-feira, 16 de abril de 2014

Algumas contribuições da semiótica peirceana no contexto escolar.

Ao realizar uma leitura sobre minhas anotações a partir dos textos e das aulas, iniciei um processo de reflexão sobre as possíveis contribuições da semiótica de Peirce para a educação.

Algumas contribuições da semiótica peirceana no contexto escolar.

A semiótica aponta para a necessidade de colocar em dúvida as nossas crenças e gerar reflexões sobre elas, para evitar que se transformem em dogmas. Isso é um caminho que pode auxiliar os professores (as) a repensarem suas práticas e as crenças que têm sobre elas, indagando se estão em consonância com a função social da escola, no sentido de contribuir para o conhecimento dos estudantes. São necessários investimentos formativos que acarretem mudanças nas condutas didático-pedagógicas dos professores (as). Os professores se fecham para novas concepções sobre educação, impedindo assim de criar novas semioses. Nem sempre é fácil este caminho; discursar sobre metodologias e teorias somente não produz efeito. O professor deve ser provocado para gerar mudança a partir do concreto (da relação professor-aluno).

O entendimento da experiência na semiótica está relacionada com o resultado cognitivo de todo viver, sendo também o resultado da aprendizagem que compreende a primeiridade (possibilidade, sentimento, potencial), secundidade (conflito, choque, reação) e terceiridade (generalização, hábito, lei). Geralmente a educação começa pela terceiridade. Alguns professores (as) iniciam pela teoria, pela lei, não colocando os alunos (as) em confronto. O professor (a) poderia causar primeiro o conflito, o espanto e concretizar o conhecimento através da reflexão e da experiência. O resultado cognitivo se relaciona com o que se vive e se torna consciente após a reflexão, gerando condutas futuras.

Para Peirce, experienciar uma prática pedagógica é para professores e crianças investigar, descobrir, modificar condutas (aprender) através da experiência. A relação entre aluno, professor (a) e conhecimento gera semioses que por sua vez gera significações. O sentido da educação é produzir mudanças e efeitos em condutas, pois se não for assim, não há sentido para a mesma. Para o pragmatismo há uma negação entre a dualidade teoriaXprática. No cotidiano da escola é presente a distância entre teoria e prática.

Em resumo, os pensamentos acerca da semiótica no contexto escolar podem contribuir para que os professores sempre reflitam sobre suas práticas e condutas e para que os alunos encontrem significação para o que aprendem na escola. É claro que não se encerram aqui as contribuições, mas esses são meus entendimentos iniciais sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.