domingo, 2 de novembro de 2014

Olá, a todas e a todos!

Não sabia bem o que escrever nesta intervenção no Blog, então fui rever minhas anotações feitas durante as aulas e pensei em escrever algo sobre as explicações e discussões acerca da Semiótica e filosofia da teoria de Peirce, especialmente sobre a apresentação dos 4 métodos:
- Tenacidade;
- Autoridade;
- A priori;
- Científico.
Conforme a leitura dos textos, explicações do professor e discussões com os colegas, entendi que Peirce amplia, discute e mostra a relevância sobre método científico e então discorre sobre outros 3 métodos.  Esses 3 métodos estão relacionados à fixação das crenças ou eles “servem” para que as crenças sejam justificadas. O método Científico, porém, é o mais “refinado” e é caracterizado como superior dos 4.
O autor, afirma que a ciência é uma atitude e ela é capaz de prever e intervir na realidade, porém nossa vida não é toda guiada pelo método científico.
Então, pergunto:
E a educação? A escola? Qual dos métodos têm sido mais presentes ali no que diz respeito à práticas pedagógicas, a busca da superação das dificuldades encontradas com os estudantes, com os familiares, enfim, como a escola lida com todos os seus saberes conceituais, atitudinais e procedimentais? De maneira geral, as crenças nos levam ao comodismo e ficar com que está posto para não precisar pensar em mudanças é um problema que pode vir quando se tem uma postura de comodismo frente a algo. Conforme também aprendi na disciplina, nós profissionais da educação (e obviamente que me incluo aqui) tendemos a partir sempre do que já está posto, que são as leis, métodos, hábitos – terceiridade – que acabamos nos tolhindo de nos oportunizar a criação de novos métodos e teorias capazes de melhorar a situação vigente...
Peirce afirma que a semiótica é a ciência do concreto e que esta é capaz de prever e intervir, isto é, é capaz de provocar mudanças! Mudanças e transformações essas que a educação vem “pedindo” há tanto tempo...
Penso que seja importante deixar claro que sei que Peirce não fala sobre educação, porém, como eu sou uma profissional desta área é difícil não fazer tais relações... conforme nos ensina o grande mestre Charlot, é esta temática que não apenas me motiva, mas me mobiliza...  

Que continuemos fazendo nossas reflexões, pesquisas, perquirições...


Lívia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.