segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Plano de Aula numa perspectiva Semiótica

Plano de Aula numa perspectiva Semiótica

Joyce Cristina Claro Menoti

Pensando na semiótica, por várias vezes durante a disciplina refleti sobre como eu poderia atuar numa perspectiva semiótica nas minhas aulas. Elaborei um plano de aula na intenção de partir da terceiridade, passar pela secundidade e primeiridade, e compartilho-o com vocês. Não se atentem a faixa etária ou detalhes como espaço e duração da aula, a intenção é refletir as metodologias numa perspectiva semiótica.
Quem puder opinar, agradeço.

Aula de Educação Física
Conteúdo: Voleibol
Série: 5 º Ano

Objetivo: Vivenciar o esporte.

Atividades:
1. Conversa inicial à relacionar o esporte com a realidade dos alunos, questionar se já praticaram, onde praticaram, quais atletas eles conhecem e quais preconceitos o esporte sofre, entre outros.

2. Petecaà jogo de vôlei com uma peteca no lugar da bola de vôlei.

3. Volençolà Cada time/equipe ocupa uma das metades da quadra e possui um pedaço de lençol, o qual todos devem segurar e no qual a bola ficará sobre. Para lançar a bola do outro lado, todos devem ajudar a levantar o lençol de modo que a bola passe, e o outro time deve recepcionar a bola com lençol, não a deixando cair no chão. Exige cooperação, ajuda mútua.

Jogo de vôlei à inicialmente com uma bola e posteriormente com mais bolas, inseridas aos poucos.

Volei cego à Jogo de vôlei, no qual, a rede está coberta por lona preta impedindo a visualização da bola pela equipe adversária. Inserir mais bolas no decorrer do jogo.

Jogo de vôlei à Jogo de vôlei com uma bola, no qual, insere-se a peteca no decorrer do jogo.

Comentários:
Inicialmente, a peteca está inserida nas atividades para se trabalhar a questão da coordenação e para instigar no final da aula uma reflexão a respeito deste esporte.
Na atividade 3 (volençol), muitos signos têm que ser interpretados, como coordenação do grupo,  pois todos têm que levantar o lençol juntos para passar a bola, bem como, sinais falados e gestuais dos jogadores.
Na próxima atividade o jogo de vôlei inicia com as regras oficiais, porém, no decorrer do jogo são inseridas bolas para aumentar o grau de dificuldade. Neste momento o jogador entra em crise, saindo do seu hábito de jogar com apenas uma bola, interpretando os signos ali presentes, criando agora novos signos para sua ação.
No vôlei cego, além das duas bolas, agora o signo da visão do campo adversário não está presente, fazendo com que este aluno passe a utilizar outros signos como som, tempo de caída da bola, comunicação oral com seus colegas de time, entre outras.
Na última atividade a peteca é colocada para dificultar o jogo. Por vivência deste jogo, a maioria irá prestar mais atenção na bola de vôlei do que na peteca. Neste momento cabe a contextualização dos motivos os levaram a essa (provável) ação, o professor pode abordar motivos como o vôlei ser um signo mais conhecido pelos alunos do que a peteca, ser um esporte mais reconhecido midiaticamente, entre outros. Colocando-os novamente em crise, instigando-os a refletirem e pensarem no esporte a partir dos novos signos.

Conversa final à Contextualização da aula. Alunos comentarem momentos mais significativos para eles.


Espero ter contribuído.

Obrigada pela leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.