quinta-feira, 6 de novembro de 2014

TESE: O QUE NÓS SABEMOS? DA RELAÇÃO COM O SABER NA E COM A EDUCAÇÃO FÍSICA EM UM PROCESSO EDUCACIONAL ESCOLAR

           Com um título questionador, no último dia 03 de outubro, a doutoranda em Educação (hoje, doutora já) Luciana Venâncio defendeu sua tese no Anf. II da FCT/UNESP.  Ao receber o convite dessa defesa por e-mail, fiquei curiosa em saber um pouco mais sobre essa pesquisa, já que um dos estudos mencionados por ela era de autoria do Prof. Dr. Bernard Charlot e que já havia estudado um pouco na disciplina “Entre os saberes docentes e os aprenderes discentes”. Assim, fui até o Anf. II conhecer essa pesquisa e seus resultados.
            A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública do município de São Paulo, com ex-alunos da autora, inseridos no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Seu problema de pesquisa foi: “Se existe saber com e na Educação Física, como ocorre essa relação?”. O objetivo da pesquisa foi: “Como os alunos atribuem sentidos e significados aos saberes no campo da Educação Física”.
            Seu quadro teórico possui como direcionamento o que dizer dos sujeitos e sua relação com o saber.  Os principais autores referendados no estudo foram: Bernard Charlot (relação sujeito com o mundo, com ele mesmo e com os outros), Paulo Freire (por meio do saber, propiciar experiências diversificadas aos indivíduos) e Eleonor Kunz (experiência dialógica).
            A metodologia utilizada foi de característica qualitativa, do tipo grupo focal. Foram escolhidos para a pesquisa 24 sujeitos, divididos entre meninos e meninas. Por meio de memoriais temáticos, os participantes narraram suas experiências ligadas aos saberes escolares e aqueles significativos a área de Educação Física. Após essas narrativas, foram elencadas 69 frases que mostravam as relações do saber com a escola e a Educação Física por meio dos sujeitos da pesquisa, momento este que contribuiu para a análise dos dados em categorias: objetos do saber; objetos uso; dispositivos relacionais e atividades práticas.
            Conforme os estudos de Bernard Charlot, Luciana percebeu por meio do estudo que as figuras do saber e do aprender dialogam a todo tempo, e que os sujeitos da pesquisa interpretam os saberes que eles possuem com os conteúdos presentes no campo da Educação Física. Além desses aspectos, a autora constatou que os alunos aprendem muitos saberes novos, além dos assegurados pela escola; no entanto, a escola não ajuda a esse aluno estabelecer relação entre a realidade e os saberes curriculares, o que inviabiliza a emancipação do aluno por meio do saber.
         A tese recebeu a arguição dos seguintes docentes: Prof. Dr. Mauro Betti (FCT/UNESP Pres. Prudente – Orientador), Prof. Dr. Bernard Jean-Jacques Charlot (Universidade Federal do Sergipe), Profª Dra. Elisabete dos Santos Freire (Universidade São Judas Tadeu/SP); Prof. Drª Yoshie Ussami Ferrari Leite (FCT/UNESP Pres. Prudente) e Prof. Drª Marcia Regina Canhoto de Lima (FCT/UNESP Pres. Prudente), aspecto este que contribuiu para a discussão dos dados apresentados por meio da pesquisa.
           Por meio desta pesquisa, pude perceber o quanto é importante que o saber adquirido no contexto escolar deve fazer parte do crescimento do aluno, em prol de uma autonomia e emancipação por meio do saber. Além disso, considerar a relação do professor e do aluno e o saber que está inserido nesse contexto, promove uma mediação de qualidade no ambiente escolar, o que colabora para uma aprendizagem maior.
        Parabenizo a autora pela tese defendida e que a reflexão por ela iniciada possa contribuir ainda mais para as reflexões a respeito dos saberes e aprenderes discentes e docentes.



NATÁLIA TEIXEIRA ANANIAS FREITAS
DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

            

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