segunda-feira, 10 de novembro de 2014

REFLEXÕES SOBRE SEMIÓTICA NA FORMAÇÃO INICIAL.

REFLEXÕES SOBRE SEMIÓTICA NA FORMAÇÃO INICIAL.

 Joyce Cristina Claro Menoti

Neste post irei comentar um pouco a respeito da formação inicial, objeto do meu estudo, tentando relacioná-la com a semiótica.

A Formação Inicial de professores é o espaço responsável por oferecer uma graduação de qualidade e formar profissionais preparados para a realidade escolar, que em sua prática educativa estabeleçam ambientes propícios à formação de alunos críticos e protagonistas do processo educativo. Para isso utiliza-se do Estágio Supervisionado na articulação entre teoria e prática.
No entanto, sabe-se que o mesmo não tem dado conta de preparar o futuro professor para sua prática docente. O estágio por si só não tem levado o futuro professor a refletir sobre sua prática (crença) e assim, ao chegar na escola ele utiliza como principal referência para determinar suas práticas docentes, as suas experiências como aluno.
Dessa forma, quando nos deparamos com a realidade escolar, nós professores acabamos atuando na terceiridade e isto se torna um problema quando atuamos apenas assim. A Profª. Eliane Gomes da Silva, em uma aula da disciplina “Entre os saberes docentes e os aprenderes discentes: questões teóricas e metodológicas”, disse uma frase que ficou muito “marcada” em mim, quando mencionou que “... um sistema em colapso caminha para frente”.
Esta frase atenta-nos para o fato de que devemos atuar na secundidade criando problemas, situações de curiosidade e situações que duvidem da crença (conhecimento já estabelecido pelo aluno), ou seja, que cause momentos de crise, haja visto, que nessa relação são produzidos novos signos e a partir daí novo conhecimentos/aprendizados/crenças. Dessa forma, entendo que seja um ciclo, no qual, o professor parte do que já está estabelecido pelo aluno (crença), passa pela crise (secundidade) criando novos conhecimentos a ele.
No entanto, sabe-se que na graduação não há espaços para refletir a prática docente do graduando o que faz com que ele utilize apenas suas crenças e hábitos nas suas práticas pedagógicas o que não contribui para a melhoria da qualidade da Educação Básica.

Abaixo compartilho um vídeo que encontrei ao pesquisar um pouco mais sobre semiótica e por achá-lo bem criativo divido com vocês.



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