Apontamento: Conversa com o professor Bernard Charlot.
No
dia 03 de outubro de 2014, a convite do professor doutor Mauro Betti, o
professor e pesquisador Bernard Charlot esteve junto aos alunos do Programa de
Pós Graduação em Educação em um momento de conversa e de troca de ideias sobre
os problemas enfrentados pelo professor ao longo de sua carreira. Foram
discutidos assuntos relevantes acerca do caráter pedagógico de pensamento, bem,
como a prática pedagógica na contemporaneidade baseando-se numa concepção
social da infância na educação.
Segundo
Charlot a educação não tem sido pensada a partir da criança, mas sim a criança
é que tem sido pensada a partir da educação. Neste sentido, a educação tem elaborado
uma representação de criança e infância a partir de sua natureza e cultura,
portanto, a ideia de infância esta carregada de significações ideológicas. Para
o adulto a criança é um ser inacabado, e seu desenvolvimento cultural se
condiciona através de suas possibilidades de natureza humana.
Na
pedagogia tradicional, a criança não possui ainda uma natureza específica, ou
seja, nem “boa, nem “má”, podendo esta ser corrompida. Nesse ponto, a educação
consiste em disciplinar a criança, incumbindo-lhe regras. Para a pedagogia nova
faz-se necessário respeitar a dignidade da criança, ao não-acabamento da pedagogia
tradicional, a pedagogia nova designa o nome de desenvolvimento, ou seja, a
criança desenvolve em vias de caminhos próprios aquilo que ela deve vir a ser.
Em níveis educacionais cabe ao adulto educar a criança levando em consideração
suas especificidades da infância, suas necessidades e seus interesses naturais.
Por Taisa Andrade de Souza Silva Ribeiro.
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