domingo, 29 de junho de 2014

Paralelos sobre a pesquição-ação encontrada na tese "Movimento e Educação Infantil: uma pesquisa-ação na perspectiva semiótica" e o material " Métodos de Pesquisa"

Na aula do dia 11/04 tivemos a presença da Eliane Gomes da Silva apresentando sua tese de Doutorado em Educação intitulada Movimento e educação infantil: uma pesquisa-ação na perspectiva semiótica.
A apresentação da parte metodológica de seu trabalho me instigou a pesquisar mais profundamente sobre a pesquisa-ação. Nesta postagem, pretendo fazer um paralelo das definições e importância desse procedimento baseando-me principalmente no trabalho de Eliane e no material intitulado "Métodos de Pesquisa" (2009). Para facilitar a leitura, o farei em forma de tópicos.
Os tópicos a seguir são uma tentativa de resumir trechos que considero importantes para o entendimento da Pesquisa-ação retirados da tese de Eliane.
- Em sua  tese, Eliane relembrando Pereira (1998) nos mostra que a pesquisa-ação em Educação surgiu em 1960 "como uma tentativa (dos acadêmicos) de superar as lacunas existentes entre o ensino e a pesquisa, e de resolver o problema da relação entre teoria e prática" (2012, p. 51).
- Todas as correntes nessa perspectiva "envolvem um plano de ação baseado em objetivos, em um processo de ação planejada e no relato concomitante desse processo." (2012, p. 51).
É ainda "no decorrer e nas direções apontadas por acontecimentos gerados no próprio processo da pesquisa-ação que as ações devem ser repensadas, replanejadas e modificadas". (2012, p. 51).
 - Para Silva (2012, p. 52) "A investigação-ação é concebida como meio de descobrir hipóteses cuja comprovação pode conduzir ao aperfeiçoamento da prática e servir como uma rota alternativa para a geração da teoria".
 - Baseando-se Pereira (1998) Eliane (2012) entende a investigação-ação como "um processo que se modifica continuamente em espirais de reflexão e ação e que, ao invés de limitar-se a utilizar um saber existente (o que caracterizaria a pesquisa aplicada), busca mudanças no contexto concreto e estuda as condições e os resultados da experiência efetuada". (p. 53)
 - Enfatiza ainda que "uma pesquisa-ação pode ter objetivo voltado para a produção de conhecimento que não seja útil apenas para a coletividade considerada na investigação local, mas conhecimento passível de ser cotejado com outros estudos e suscetível de generalizações parciais, no âmbito educacional, por exemplo. Nesse caso, a ênfase pode ser dada a um ou mais dos seguintes aspectos: resolução de problemas, tomada de consciência ou produção de conhecimentos". (2012, p. 54)
 - Conforme as palavras de Eliane (2012), esse tipo de procedimento deve ter como princípio "a importância da parceria/diálogo para desenvolvimento do trabalho, o interesse em modificar condições sociais estabelecidas e a necessidade de reorganização contínua da pesquisa-ação no decorrer de seu processo". (p. 54)
 - Apoiando-se em Contreras Domingo (1994), Eliane (2012) entende que "tal procedimento metodológico fica entendido como o estudo de nossas próprias práticas e não das práticas dos outros, do que eles fazem". (p. 55)
 Para finalizar, coloco a contribuição dos autores Thiollent (1988), Fonseca (2002) e Gil (2007) sobre a pesquisa-ação que pode ser encontrado no material intitulado "Métodos de Pesquisa". Nesse material é possível encontrar tudo sobre pesquisa científica, desde o tema à escolha de instrumentos e técnicas. Por essas e outras contribuições, recomendo sua leitura.
 
- Thiollent (1988) aponta que:
A pesquisa ação é um tipo de investigação social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.
 
- Conforme a observação de Fonseca (2002)
 
A pesquisa-ação pressupõe uma participação planejada do pesquisador na situação problemática a ser investigada. O processo de pesquisa recorre a uma metodologia sistemática, no sentido de transformar as realidades observadas, a partir da sua compreensão, conhecimento e compromisso para a ação dos elementos envolvidos na pesquisa (p. 34). O objeto da pesquisa-ação é uma situação social situada em conjunto e não um conjunto de variáveis isoladas que se poderiam analisar independentemente do resto. Os dados recolhidos no decurso do trabalho não têm valor significativo em si, interessando enquanto elementos de um processo de mudança social. O investigador abandona o papel de observador em proveito de uma atitude participativa e de uma relação sujeito a sujeito com os outros parceiros. O pesquisador quando participa na ação traz consigo uma série de conhecimentos que serão o substrato para a realização da sua análise reflexiva sobre a realidade e os elementos que a integram. A reflexão sobre a prática implica em modificações no conhecimento do pesquisador (p. 35).
  

- Já para Gil (2007, p. 55), a pesquisa-ação tem sido alvo de controvérsia devido ao envolvimento ativo do pesquisador e à ação por parte das pessoas ou grupos envolvidos no problema. Apesar das críticas, essa modalidade de pesquisa tem sido usada por pesquisadores identificados pelas ideologias reformistas e participativas.
 
Abraços,
ANA LAURA
 
 
Referências:
GOMES-DA-SILVA, E.   A construção metodológica. In:______. Movimento e educação infantil: uma pesquisa-ação na perspectiva semiótica. 2012.Tese ( Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Cap.2, p. 51 a 59.
Métodos de pesquisa / [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
 

 
 

 
 
 
 

 


   

 

   
 




 
 
  
  
  

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