quinta-feira, 19 de junho de 2014

O projeto de pesquisa: a contribuição da semiótica acerca dos processos de formação dos professores nas relações do aprender/aluno.

Ao longo deste semestre vários conceitos foram explorados pelo grupo de discentes da disciplina Entre os Saberes Docentes e os Aprenderes Discentes: questões teóricas e metodológicas e, certamente, nos colocou a refletir sobre as relações  que se estabelecem no cotidiano escolar entre o professor e o aluno e os conteúdos ministrados, integrados em um complexo contexto social, político e cultural. Nesta perspectiva, estamos cada vez mais na presença do desafio de articular essas questões, o que não significa pensar apenas em questões epistêmicas, próprias do plano da construção do conhecimento, mas também de um contexto maior de compreender a analisar as relações que se estabelecem entre os diversos sujeitos e a realidade que os cerca na produção e circulação de signos e sentidos, nas relações comunicativas que se estabelecem nas ações pedagógicas, nos processos de aprendizagem que diz respeito à aquisição de conceitos e modificação de condutas numa perspectiva crítica e autocrítica.
Sob a ótica da semiótica, a capacidade humana de produzir signos, estes que se estabelecem nas diversas relações interpretantes, considerando os efeitos práticos em conexão com as concepções, um processo formativo que visa abranger a totalidade do ser humano nas dimensões física, afetiva e cognitiva. Assim, uma concepção teórica não terá sentido senão implicar mudanças na prática, no sentido de afetar o outro e fazê-lo, inserido no processo, construir e transformar-se a si, o outro e o meio, como um resultado cognitivo de todo o viver.
Neste sentido, devo estabelecer relações que envolveram os estudos e conceitos trazidos pela disciplina com meu projeto de pesquisa que quer analisar as políticas e ações voltadas para a formação continuada do profissional da educação básica, mais especificamente, dos coordenadores pedagógicos do ensino fundamental I, do Sistema Municipal de Ensino de Araçatuba-SP. A análise envolve a reflexão acerca das concepções da formação de coordenadores pedagógicos na atualidade e os desafios pertinentes à relação com a prática docente no cotidiano escolar. Este estudo será observado agora sob uma  nova perspectiva, ou seja, um novo olhar recairá sobre a pesquisa visto que, a partir dos estudos feitos na disciplina ampliou as possibilidades de compreensão de como se dão os processos, as relações que se estabelecem entre o coordenador pedagógico e o professor, do professor com o aluno e a interlocução que deve ocorrer na apreensão dos conteúdos.  Um desafio para se fazer repensar e mudar as práticas que engessam o desenvolvimento do aluno nos processos de ensino e aprendizagem. Isso envolve novas posturas em virtude da necessidade de um posicionamento crítico e autocrítico frente à oferta de um ensino de qualidade, numa perspectiva emancipadora, numa perspectiva de formação de professores, onde a prática é referência da teoria e esta é um nutriente da prática. Exige, também, a articulação entre a formação inicial e a continuada, como uma concepção de formação que não se dá apenas na escola, tão pouco somente nas universidades, mas na integração desses espaços de saberes e aprenderes, uma fragmentação que deve ser superada.
Desta forma o projeto de pesquisa reveste-se de possibilidades que até então, poderiam passar despercebidas. O projeto aponta situações em que se evidenciam desconexas nas relações entre o coordenador pedagógico e o professor, assim buscaremos caminhos na análise que apontem as fragilidades nas relações pedagógicas que influenciam diretamente nas ações educativas com os alunos, tendo como ponto de partida que a construção dos signos é constante e por isso devo analisá-las observando todas as vertentes que se apresentam, pois o novo não surge do nada, há uma ligação com o passado. Para Peirce tudo o que há no mundo, há semiose, por isso devemos saber interpretar como acontece a aprendizagem nas relações estabelecidas entre o professor-aluno-conteúdo. Essa relação triádica deve ser respeitada num processo de construção de sentidos, mudanças de condutas a partir das consequências práticas vividas e que possibilitam uma visão crítica e autocrítica nos processos educativos, situações que envolvem a todos numa perspectiva de uma educação que promova uma melhor compreensão da realidade, objetivando relações de saber construídas nas relações com os outros e cada um consigo mesmo.
Neste sentido o projeto de pesquisa busca efetivar uma pesquisa que evidencie como os processos se dão no âmbito da escola acerca da formação dos professores e dos processos de aquisição do saber por todos os que estão envolvidos, sobretudo, o aluno. Uma questão crucial se coloca, que é saber quais experiências de aprendizagens possibilitam mais qualidade cognitiva no processo de construção e reconstrução dos conceitos, procedimentos e valores, ou seja, que estratégias de aprendizagem e que formação profissional, podem ajudar os alunos a tirar proveito de seu potencial de pensamento e tomarem consciência de seus próprios processos mentais de significação?

Certamente essas questões que se colocam na pesquisa poderão ser analisadas e estudadas sob a ótica da semiótica, uma vez que por meio dela, podemos estabelecer a ampliar as possibilidades de compreensão da realidade e estabelecer novas relações, num processo infinito de significação. Raquel Pozzenato Silazaki 

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