sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A INTERPRETAÇÃO DO JOGO

Evidente que a interpretação do jogo começa quando se fala da qualidade sensível das situações lúdicas, no entanto, a interpretação do jogo é o último nível de análise e destaca o lugar dos interpretantes.
Para Pierce há três níveis de interpretantes: imediato, dinâmico e final.
O efeito real do jogo (dinâmico) pode ocorrer de modo emocional, energético e lógico.
O Interpretante emocional
 A primeira interpretação que o jogador tem do jogo é a emoção que ele desfruta ao jogar. Em um grau zero de interpretação o jogador experiementa um horizonte tensivo. Neste horizonte tensivo o sentimento que o jogador experimenta no jogo é o gozo (corpo sensível).
O prazer nas situações lúdicas ocorre no momento em que os jogadores experimentam sensações diversas como: medo, nervosismo etc... Desta forma, o prazer experimentado não é equilibrado, mas sim o inverso, pois os jogadores experimentam emoções díspares e contraditórias que não seguem uma lógica dialética. Por exemplo: quando um jogador diz sentir uma espécie de febre. Esse sentimento é uma contradição. O corpo se encontra com uma temperatura elevada, mas não foi provocado por uma infecção e sim por uma tensão (horizonte tensivo).
O Interpretante Energético
Este segundo nível de interpretação ocorre quando o jogador efetua uma ação ou um esforço, seja ele mental ou muscular. O elemento constitutivo do jogo é a força que impulsiona os jogadores a jogarem. O corpo está fixado na intensidade na reação que opera, pois deixa se estar fixado na intensidade do sentir. O receptor interpreta o signo, sendo levado a agir. Isso ocorre com a tomada de posição do jogador que ainda não é cognitiva, mas uma atitude acional.
O Interpretante Lógico
Neste terceiro nível o signo é interpretado por meio de uma regra de interpretação internalizada pelo receptor. A regra é um padrão de linguagem e o efeito desta regra vai se dar no momento em que o interpretante faz uma inferência ou age em conformidade com uma convenção geral. A operação lógica é abdutiva ela não necessita de razões, apenas oferece sugestões. como exemplo: o individuo que escolhe em um jogo de azar entre o zero e o vermelho não o faz por razões dedutivas mas por uma hipótese. Desta forma, pode -se notar que a preocupação é com a regra internalizada pelo jogador ao jogar.
No jogo os jogadores estão entregues ao prazer de jogar, por isso, são absorvidos pelo jogo. Foram submersos no ambiente lúdico. Esqueceram do mundo e de si mesmos, pois o tempoé o tempo do jogo. O presente é o momento vivido e o esquecimento presente no jogo não pode ser considerada uma fuga da realidade, pois a realidade se encontra presente nos jogos.
O jogo é sempre a ação de jogar, pois se aprende a jogar jogando, o efeito final do jogo está sobrre as repercussões emocionais, energéticas e lógicas (abdutivas), e ainda, da interprtetação que o signo poderá despertar em ocasiões futuras.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.