quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O PRAGMATISMO COMO MÉTODO EM PEIRCE


O PRAGMATISMO COMO MÉTODO EM PEIRCE

Breve definição do método do pragmatismo para Peirce que tem como base o texto "O método pragmático de Charles S. Peirce", de Costa & Silva, 2011.


Alessandra Fonseca Farias 



                            O pragmatismo, corrente filosófica americana do início da década de 1870 idealizada por jovens pensadores da escola de Cambridge, Massachusetts, não tem caráter filosófico nem de corrente filosófica para Peirce. Para este autor, o pragmatismo é pensando enquanto um método ou critério de análise acerca dos significados pragmáticos, capaz de determinar o "verdadeiro sentido, conceito, proposição, palavra, ou outro tipo de signo" (PEIRCE, 1983, p.6).
                          O pragmatismo, visto como um método, caracteriza-se por esclarecer os conceitos e idéias que se apresentam com um elevado nível de dificuldade em sua compreensão, obscurecendo o objetivo do pensamento, que é o de atingir a crença no real. Método para Peirce consiste então em um método ou critério para análise dos resultados pragmáticos, concebíveis, e se aproxima mais do conceito de inquirição - atividade aberta que pressupõe uma busca por algo definido, perguntar à fundo - e não de investigação.
                             Assim sendo, seu objeto é o significado dos conceitos, como Peirce chamou de "método de pensamento", que se põe entre o objeto e seu significado. Uma de suas bases é Crítica da Razão Pura de Kant. O pragmatismo constitui-se como uma hipótese para o estabelecimento do significado de conceitos intelectuais e ainda como meio para estabelecer a legitimidade de uma hipótese, enquanto tal. 
                             De acordo com Peirce, os resultados pragmáticos que esperamos dos objetos estão na compreensão intelectual que temos deles, ou seja, os resultados são frutos de nossa compreensão dos objetos que, por sua vez, são nossa própria expressão do pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.