sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Considerações para disciplina – A ferramenta Blog.


A construção e elaboração de um blog é um facilitador importante entre os discursos presenciais e as possibilidades de expandi-los através do contato mais aprofundado com outros conceitos, textos e autores, que talvez no ambiente presencial não fossem evidenciados. Mas há considerações ao trabalho com o blog, principalmente sua função perante a disciplina.
Encontrei outros blogs interligados a disciplinas curriculares, grupos de pesquisa, pesquisador/professor, de áreas diversas, e alguns que assim como o blog “Entre os Saberes docentes e aprenderes discentes: questões teóricas e metodológicas” trabalham ou trabalharam o tema semiótica a partir das concepções de Peirce. À exemplo sito: Semiótica Online, Cine Semiótica, Estudos e Semiótica, Estudos Peirceanos (do Centro Internacional do Instituto Peirceano) e o The Peirce Blog.
Gomes (2005, p. 312) sistematiza em duas categorias as utilizações potenciais dos blogs: “como recurso e como estratégia pedagógica”, sendo considerado recurso quando utilizado com a finalidade disponibilizar informação especializada ou por parte do professor, e estratégia pedagógica quando assumem características de portfólio digital, definido pelo autor como um espaço de “intercambio e colaboração, um espaço de debate – role playing e um espaço de interação”. (GOMES, 2005, p. 313). Um blog também pode movimentar entre estas duas categorias, mas é indispensável que quando utilizado como ferramenta que se delimitem objetivos claros para a utilização, para usuários e moderadores, assim como possíveis regras de postagem e colaboração, para que todas as ferramentas disponíveis da página de apresentação do blog sejam utilizadas pelos integrantes do grupo (caso seja delimitado a um pequeno grupo de pessoas) ou pelos possíveis agentes a interagir virtualmente comas discussões e materiais.
Assim o autor sistematiza a utilização do blog da seguinte maneira:

Com isso ao olhar nosso blog e as interações percebemos que: há um grande numero de postagens – devido ao grande número de alunos pertencentes a disciplinas - mas isso não garante que aconteça interação entre os conteúdos, isto é, as postagens são sobre a disciplina (as dificuldades/facilidades a cerca do conteúdo, síntese teoria, aplicabilidade dos termos, discussão sobre autores, etc), mas pouco temos de interação entre leitor e as postagens, uma vez que é praticamente inexistente a utilização da ferramenta comentário da postagem entre os usuários.
Não descaracterizo aqui a importância e o valor das postagens minhas e dos colegas, mas seria interessante que para uma próxima disciplina alguns fatos fossem retomados e discutidos, como por exemplo:
A organização do blog – Que tipo de materiais serão publicados, artigos, textos, resenhas, opiniões, videos, etc. Um blog pode apresentar subitens e assim organizar as postagens entre esses subitens, através de uma coluna lateral ou superior, como na imagem abaixo:

Esses são exemplos de layouts organizados com a divisão de tópicos/subitens que facilitam tanto a intencionalidade do compositor do post, tanto a disponibilização dos materiais. O interessante é que se a utilização de blog for uma atividade permanente em outras versões da disciplina, o layout pode ser pré-definido com antecedência para atender os objetivos para utilização dos materiais. Existem layouts prontos e gratuitos disponíveis em diversos blogs (blogs de hospedagem) e em sites variados.
Interatividade - Outra ferramenta interessante é a utilização das redes sociais para a divulgação e interação com o blog. Uma vez vinculados – Blog com rede sociais (facebook- Orkut- twitter) – os usuários terão acesso as atualizações através de feed que avisa sempre que há uma nova postagem. Isso favorece e colabora para a interação entre postagem/usuários, e possibilita que discussões sejam fomentadas, assim como outros materiais pertinentes a temática sejam incorporados a um mesmo post.
Materiais para suporte das aulas – Muitas vezes os textos a serem utilizados nas aulas da disciplina não poderão ser disponibilizados via blog (devido aos direitos do autor, utilização de obras, texto não publicado, etc), para isso há possibilidade de vincular páginas de download direto do blog. Por exemplo: O ícone Referências e Calendário hiperlink a uma página de download com todos os textos em formato .rar ou .zip. Sites como yousendit, 4shared, midiafire, fliserve, entre muitos outros apresentam essa característica de arquivo virtual, e a maioria suporta arquivos de até 1gb e são gratuitos.
Existem muito mais possibilidades de interatividade para blogs, e essas foram as minhas considerações a respeito da utilização dessa ferramenta. Nada impede que o blog seja apenas um repositório, mas como existem mais maneiras de potencializar sua utilização, talvez para as próximas versões da disciplina, seria interessante rever alguns tópicos para potencializar a utilização desse recurso.
=]
Marcela Corrêa Tinti

Referências
GOMES, M. J. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica, 2005. Disponível em: <http://66.102.1.104/scholar?q=cache:a4Rr4ShQk8J:scholar.google.com/+o+que+%C3%A9+blog&hl=pt-BR> Acesso em: 10 jun. 2009.
______. ; LOPES, A. M. Blogues escolares: quando, como e porquê?, 2007. Disponível em< http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6487/1/gomes2007.pdf> Acesso em: 03 mar. 2010.
 ______. ; SILVA, A. R. A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte, 2006. Disponível em:
<http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5674/1/16_maria_joao_gomes_e_ana_rita_silva_prisma.pdf> Acesso em: 15 mar. 2010.

Blogs
http://csp3.blogspot.com.br/ - The Peirce Blog



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.