quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O HÁBITO NA PERSPECTIVA DE PEIRCE


A breve síntese aqui apresentada é baseada no texto “Semiótica e Cognição:
Os conceitos de hábito e mudança de hábito em C.S.Peirce”  Priscila L. Farias. O foco da postagem é apresentar o conceito de hábito.

A autora vai trabalhar o conceito de hábito na perspectiva Peirceana. Hábito seria para Peirce um “principio geral”, a mente sendo guiada por meio de uma ideia, um pensamento que tem o poder de provocar reações. No entanto, nessa perspectiva, esse provocar reações não está ligado a uma reação instintiva, ou seja uma pré-disposição a priori a agir, uma resposta “natural”, mesmo porque o hábito é resultado de uma construção, uma aquisição de tendências que serão usadas no futuro para comportar-se de um mesmo modo numa situação identificada como semelhante a uma já vivenciada. A autora ressalta também que para Peirce, o hábito também não pode ser entendido superficialmente como crença. A crença é uma percepção consciente, é como se fosse uma espécie de hábito mais apurado, um hábito inteligente. A distinção de hábito e crença é necessária visto que nessa ótica o hábito não intimamente ligado a processos conscientes e humanos, está presente também no comportamento dos animais e plantas, por exemplo. Deste modo, a perspectiva semiótica sinaliza para o potencial desenvolvimento de hábito em todo sistema. Ou seja, todo sistema é considerado um potencial usuário de signos, capaz de adquirir e romper hábitos, ainda que alguns se apresentem estagnados, fixos, acorrentados a um hábito, o que dificulta enormemente a produção de signos. Neste ponto, a autora explica que é justamente a partir de uma certa flexibilidade que ocorre a mudança de hábito. A real diferença que um sistema usuário de signos possui é a sua efetiva quebra, rompimento, mudança de hábitos. Em suma, ser usuário de signos prevê uma capacidade de alteração e mudança de hábitos, ainda que essas modificações possam se dar em estágios diferentes.

Autores: Keith Braga 

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