sábado, 12 de janeiro de 2013

ATIVIDADE DO GRUPO 1


TEXTO: A PERSPECTIVA SEMIÓTICA DA EDUCAÇÃO

SILVA, Ana Cristina Teodoro da

          

O referido texto trata da relação entre semiótica e a educação, e tem como objetivo indicar a perspectiva desta, para a educação, indicando: sua definição, sua relação com a aprendizagem e exemplos de situações em que processos educacionais ocorrem em semiose, na perspectiva de Charles S. PIERCE.
A autora propõe inicialmente duas questões: Para que serve a semiótica? e, Qual a contribuição da semiótica para a educação? Ao longo do texto, se propõe responder tais questões, ao mesmo tempo em que, instiga o leitor à uma reflexão sobre o próprio processo de conhecimento a cerca do objeto apresentado neste texto.



O texto afirma que a “semiótica propõe uma outra visão de mundo, que rompe com as dualidades”, e,  discute uma visão triadica e não dual sobre os fenômenos. Trata-se de uma proposta para repensar como funciona o pensamento.

 “A semiótica pode ser definida como a ciência que estuda os signos. Um signo está no lugar de algo para uma mente”(Silva, 2008, p.262). Para a construção do signo são necessários três elementos: o representamen, que é o valor da experiência anterior do sujeito; o objeto “um existente” que pode ser objeto, pensamento, ideias... e o interpretante, que é o entendimento  entre o objeto e o representamen. É deste processo  que se origina o signo, que a autora denomina de semiose. Então, “a semiótica é o estudo da semiose, do processo de atuação e funcionamento dos signos”( Silva,2008, p. 263).

Partilhar desta premissa, exige que repensemos nossa forma de como conhecemos, e isto, modifica nossas concepções sobre educação, e no nosso caso, sobre metodologia da pesquisa, pois um pesquisador escolhe sua metodologia de trabalho a partir de suas concepções.

As três turmas que produziram significados para este texto, de acordo com a atividade proposta em sala de aula, e descritas abaixo, conseguiram de forma suscinta indicar a relação  entre a semiótica e a aprendizagem.

Por fim, trancrevemos o parágrafo que, ao nosso ver, demonstra a verdadeira relação entre a semiótica e a educação no texto em questão.

O professor deve ainda procurar afetar os alunos ao conhecimento. Muito mais fácil de falar do que de fazer . Por ora, sobre isso tenho apenas uma hipótese: professor que gosta do conhecimento tem esse sentimento pulsando em suas atitudes, produz signos comunicativos (grifo nosso) que podem  encontrar correspondência nos alunos, comunicando assim o prazer do conhecer, da busca, a aventura da descoberta. Professor que entende que ler é um sacrifício e pesquisa é mera obrigação, que seu trabalho é um fardo, também pulsará signos correspondentes. (Silva, 2008. p..265).


É preciso resignificar a forma como concebemos a contrução dos nossos saberes, para que se possa romper paradigmas construídos ao longo da nossa formação e revisitar nossas práticas educativas, de forma a afetarmos nossos alunos com o conhecimento.


Turma I

·         Semiótica e educação – a relação.

·         Compreende que o conhecimento ocorre por meio da relação triádica denominadas de categorias fundamentais: primeiraidade, segundidade e terceiridade.

·         Semiótica – ciência que estuda os signos. A construção dos signos se dá pelos múltiplos processos de comunicação que provoca o afeto (afetar)

·         O afeto inicia qualquer relação de aprendizagem – é fundamental que haja “afeto”. O afeto conecta –se à primeiridade. O que não nos afeta, não produz signos.

·         A semiose é um fenômeno contínuo.

Turma II

·         O aprendizado precisa de um objeto ou conteúdo de uma mente.

·         A semiose pode ser entendida como pensamento, pensamento ou inteligência.

·         O pensamento não é exclusivo dos homens, mas uma característica do universo (até a floresta está em semiose)

·         Para Peirce não há separação entre pares opostos (espírito e corpo, razão e sentimento), eles estão em processo semiótico, esta relação está num sistema triádico que é semiótico.

·         Onde há comunicação há aprendizagem, semiose é a ação do signo.

·         A semiótica tem um papel importante na educação especial: não há uma única temporalidade correta para o aprendizado, nem conteúdo determinado, bem como caminho privilegiado.

·         Desafio do educador: perceber o aprendizado, participar das formulações sígnicas da crianças.

·         O aluno precisa se afetar pelo aprendizado, está disposto a aprender.

·         O equilíbrio do professor na situação do aprendizado.

Turma III

·         O professor deve afetar os alunos ao conhecimento, já que, representa um signo entre os objetos do mundo e os alunos – trilha do conhecimento.

·         O aluno de ser compreendido como agente ativo no processo de aprendizagem.

·         Os currículos escolares separam as linguagens que na vida estão misturadas.

·         A semiótica pode contribuir para a não fragmentação do processo de significação.

·         A cognição inicia a partir da interação de individuo e ambiente e não com a representação.

·         Importância da sensibilidade para o conhecimento.


Referencia Bibliográfica: SILVA, A. C. T. da. A perspectiva semiótica nda educação. Revista Teoria e Prática da Educação , Maringá, v.11,n.3,p.259-267, set-dez.2008.

Integrantes do grupo 1:

  1. Marlizete Cristina Bonafini Steinle
  2. Olga Lyda A. Rosales Tarunato
  3. Sandra Regina dos Reis Rampzzo
  4. Sônia Maria Pelegrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.