quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

FICHAMENTO COLETIVO DAS IDÉIAS CENTRAIS DE UM TEXTO “DEWEYANO”, DISCUTIDO DURANTE A DISCIPLINA


• O conceito mais importante para o desenvolvimento do texto é o conceito de experiência;

• O objetivo central do texto é chegar a uma definição do conceito de experiência em Dewey e verificar em que medida esse conceito de Dewey se aproxima ou se distancia do conceito de experiência dos professores.

• Experiência implica em apropriação dos saberes construídos pelos seres humanos – saberes que produzem significados e extrapolam os conhecimentos científicos.

• Educação aparece no texto como sendo uma reconstrução contínua da experiência.

• Atividade é algo desprovido de significação, de tal modo que é possível haver atividade escolar sem que concomitantemente haja educação.

• Toda experiência é, de certo modo, experimental e empírica.

• A aprendizagem significativa exige que exista continuidade entre os diferentes momentos dos fluxos de ensino-aprendizagem.

• É a partir da tentativa e do erro que surge o elemento intelectual da experiência.

• Experiência requer práticas reflexivas e abertura do agente em relação à ação.

• A experiência deve ser emancipatória e educativa.

• Problemas (dilemas pedagógicos) – Análise do problema – Alternativas para a resolução – Experimentação das possibilidades – Ação no sentido da modificação da conduta, no sentido de propiciar a consolidação de condutas futuras (ou habitus, no verbete de Bourdieu).



Alex Sandro Gomes Pessoa
Aline Lima
Renato Beschizza Valentin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.