03 de outubro
Sabedoria e aprendizado. Essas são
as duas palavras que para mim sintetizam o bate-papo realizado com os alunos do
PPGE/FCT-UNESP no último dia 03/10 e o Prof. Dr. Bernard Charlot. De forma bem descontraída e com um forte
sotaque francês, o professor fez alguns comentários pertinentes a respeito dos
seus textos utilizados na disciplina “Entre os saberes docentes e os aprenderes
discentes” e sua experiência como docente.
Prof. Charlot iniciou a conversa
comentando sobre a Pedagogia Tradicional e a Pedagogia Nova, que descreve o
desenvolvimento humano em dois momentos da História da Educação: o controle das
paixões e desejos humanos e por outro lado, o desenvolvimento infantil de
acordo com as necessidades e vontades da criança.
Os conceitos presentes nos estudos
da Pedagogia Tradicional apresentam atualmente a ideia de natureza humana, com
forte ligação a igualdade e desigualdade. No que tange a igualdade, todas as
crianças possuem a mesma oportunidade de desenvolvimento, contudo, é sabido que
nem sempre esse desenvolvimento acontece de forma igualitária e nesse sentido,
legitima-se a desigualdade, que discrimina e exclui em um mesmo sistema.
De acordo com Prof. Charlot, a
escola ao invés de propagar práticas pedagógicas que possam ter como resultado
a discriminação, poderia considerar o resultado que o indivíduo alcançou com a
atividade, o que ele denomina como “igualdade de resultado”.
Outro aspecto que se fez presente na
exposição de Prof. Charlot diz respeito a inserção de aspectos neurológicos e
tecnológicos no dia a dia das escolas. Atualmente, a “Neuroeducação” e a
inserção de aparatos tecnológicos são vistos como aspectos que poderiam vir a “resolver
todos os problemas educacionais”, porém, a neurologia e a tecnologia sempre
estiveram no contexto social e educacional e não são aspectos novos, como
apontam muitos “clichês” de sistemas educacionais ou redes educacionais.
“Qual é a causa do fracasso escolar?”
Com esta indagação, Prof. Charlot comentou que não se tem uma única causa ou
várias causas que pudessem explicar a origem do fracasso escolar, ou até mesmo
um “remédio” que pudesse curar esse grande mal do Brasil hoje. Para ele, o
fracasso escolar que se instaura no sistema escolar brasileiro é fruto de
várias ações que não deram certo e que levam aos problemas que temos hoje. O
ideal é refletir sempre de forma conjunta a respeito dessas ações e mobilizar
todos os envolvidos para a busca de soluções em prol da superação do fracasso
escolar.
Considero o bate-papo dos alunos com
o prof. Charlot um momento de grande aprendizagem para minha formação enquanto
aluna de pós-graduação, pois refletir sobre particularidades da escola e os
saberes produzidos pelos alunos é essencial para uma formação docente
consistente e crítica.
NATALIA
TEIXEIRA ANANIAS FREITAS
Doutorado em Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.