quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Sobre a fala de B. Charlot

          No dia 3 de outubro de 2014, tivemos a oportunidade de ouvir, mesmo que por pouco tempo, o autor de diversos textos lido e discutidos nesta disciplina: Bernard Charlot.
          No decorrer da fala, quase para o final, Charlot inicia uma indagação sobre a importância do interesse do aluno frente ao conhecimento. E naquele momento, comecei a fazer uma retrospectiva da minha vida escolar, fui em pensamento aos meus dias de aluna no ensino fundamental I, depois no fundamental II até chegar no ensino médio e cursinho pré-vestibular.
          Lembro-me que meus colegas de sala sempre indagavam os professores de todas as matérias o "pra quê vou precisar disso para a minha vida?" e sempre obtiveram a mesma resposta: "UM DIA vocês irão utilizar esse conhecimento em suas vida" ou, no caso do cursinho pré-vestibular: "Porque vai cair no vestibular! Se você quer passar no vestibular tem que saber!”. Mas grande parte do que eu aprendi, não usei até o momento, e acredito que meus colegas também não.
          Infelizmente utilizar o argumento utilitário do conhecimento não é um bom caminho, e esse argumento deve ser abandonado. É necessário que o professor explique a importância daquele conhecimento, o sentido daquele conhecimento; deixar de preocupar-se em detalhes que logo serão esquecidos, ou que depois (essas informações) serão facilmente encontrados na Internet.
          Como frisou Charlot "o professor que vive de informações está morto historicamente", pois não há possibilidades do cérebro humano competir com as milhares e variadas informações disponíveis na Internet. Logo, o papel do professor é despertar o interesse do aluno pelo conhecimento, saber buscar e analisar as informações disponíveis, problematizar o assunto/informação/conhecimento que será trabalhado, como ensinar, sistematizar, explicar e provar que o conhecimento não é apenas para fins utilitários, e sim importantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.