sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Atividade referente ao dia 03/10/2014 - para os não presentes.


No prefácio do livro  A Mistificação Pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação, Bernard Charlot discute sobre o processo de a educação escolar estar desvinculado das questões sociais. No qual a educação trabalha com a ideia de natureza humana e não de condição humana. A aprendizagem passa a ser vista como a capacidade do indivíduo, não se levando em consideração a história do sujeito. Situação imposta por uma sociedade neoliberal, que coloca como importante a concorrência, por isso a existência de diferenças passa a ser interessante para essa ideologia dominante, que faz com que essa situação seja aceita como natural. Condição que as escolas reproduzem, sendo que sua real função, seria fazer com que a classe dominada tivesse consciência de sua realidade e passasse a requerer mudanças. O método científico de Peirce permitiria essa nova visão da realidade, no qual a abdução, que seria a ideia que a escola deveria trabalhar, fazendo o sujeito pensar sobre sua situação; a dedução faria com que esse sujeito a partir de suas análises, passasse a entender e ter consciência dos motivos de sua situação; e a indução faria com que esse sujeito passasse a requerer mudanças, mudando sua conduta.

Thais Watakabe

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